A manroland Goss fundou a empresa Coatible, em cooperação com a GPD Foodpackaging e outros parceiros, para desenvolver soluções de barreira sustentáveis para a indústria alimentar.

Como cofundador, a manroland Goss está a implementar o projeto de cooperação GREEN em colaboração com a GPD Foodpackaging e outros especialistas. O fabricante da máquinas de impressão assume a gestão do projeto no desenvolvimento do processo de aplicação de barreiras e na criação de um protótipo.

Coatible

A manroland Goss é a principal responsável por testar revestimentos de barreira no processo de aplicação. A experiência em tecnologia de pulverização e impressão, em particular, permite que se realizem testes complexos e se gira uma tecnologia de aplicação de alta qualidade. O objetivo final é um sistema integrado e automatizado com uma tecnologia de processo que anda perfeitamente “de mãos dadas” com a barreira desenvolvida.

O plástico tornou-se um material indispensável para a indústria alimentar. Além dos alimentos frescos serem embrulhados em plástico para proteção, é muito utilizado para conservar congelados e refeições de conveniência. Como parte do projeto de pesquisa GREEN financiado pelo governo alemão, a Manroland Goss está a trabalhar conjuntamente com outras entidades para desenvolver uma barreira de base biológica que protege os alimentos de influências externas, mantendo-os frescos.

A tendência de consumo de alimentos congelados continua a crescer e, com ela, a procura de quantidades cada vez maiores de plástico. Apesar do seu processamento fino, apenas cerca de metade destes restos de embalagens são reciclados. Na Alemanha, isto resulta em aproximadamente 38 kg de resíduos de plástico por pessoa todos os anos.

No final de 2022, o Ministério Federal da Agricultura e Alimentação alemão aprovou o pedido de financiamento para o projeto GREEN, marcando o seu ponto de partida oficial. Devido à relevância central do tema de tornar a indústria de embalagens mais sustentável, a GREEN também criou a empresa Coatible. A manroland Goss detém um quarto das ações da empresa.

Enquanto barreira contra o vapor de água e óleo mineral, a barreira recentemente desenvolvida destina-se a fornecer uma proteção equivalente contra a contaminação por substâncias indesejáveis.

O projeto é inicialmente focado em reduzir as películas plásticas envoltas em pizzas congeladas. No entanto, o desenvolvimento de uma barreira degradável de base biológica também estabelece as bases para o desenvolvimento de barreiras alimentares fora da câmara frigorífica.

Os componentes concretos do projeto são o desenvolvimento de um revestimento de barreira, um processo de revestimento e um novo tipo de máquina para aplicação do revestimento. A comercialização do cartão revestido também está em foco. Além disso, o objetivo foi desenvolvido na perspetiva do consumidor final: a substituição da película de plástico não deve conduzir a quaisquer desvantagens funcionais.