O valor global das soluções de rastreabilidade, evidência de violação e autenticação de produtos deverá ascender a cerca de 3,7 mil milhões de euros em 2025, segundo as mais recentes previsões da Smithers.
O setor deverá continuar a crescer a um ritmo médio anual de 4,7%, atingindo os 4,6 mil milhões de euros até 2030, a preços constantes de 2024.
O relatório The Future of Anti-Counterfeiting, Brand Protection and Security Packaging to 2030 identifica quatro categorias principais neste mercado: Rastreabilidade (track-and-trace), com 44,6% do valor em 2025; Evidência de violação, com 30,4%; Autenticação de produto, com 23% e Soluções anti-furto, com apenas 2%.
A rastreabilidade será o segmento com crescimento mais acelerado, com um crescimento médio anual de 8,2% até 2030, impulsionado por inovações em RFID, dispositivos inteligentes, IA e blockchain, podendo representar mais de metade do mercado (52,6%) em 2030.
O aumento significativo da fraude alimentar, que decuplicou nos últimos quatro anos, tem sido um fator determinante para a adoção destas tecnologias. Como consequência, espera-se que o setor alimentar represente 37% do valor global do mercado em 2025, tornando-se o principal utilizador.
Logo a seguir surgem os bens industriais, com 26%, sobretudo em aplicações críticas como eletrónica, automóvel e aeronáutica.
Nos bens de consumo embalados, que representam 14% do mercado, algumas marcas de luxo estão já a integrar passaportes digitais de produto (DPPs), reforçando a ligação entre segurança física e identificação digital.
As embalagens farmacêuticas, com uma quota de 6%, fazem uso crescente de selos invioláveis e sistemas de rastreio, cuja utilização está a tornar-se obrigatória em vários mercados. Este segmento deverá registar o crescimento mais rápido até ao final da década.
Ainda assim, o setor enfrenta desafios, nomeadamente no alinhamento com as tecnologias digitais emergentes e na integração de soluções de segurança mais sustentáveis, compatíveis com os objetivos de reciclabilidade e economia circular.