Um novo estudo da GfK, a pedido da Wallapop, mostra que os artigos de gaming estão entre as principais escolhas dos compradores de artigos reutilizados.
22% dos inquiridos compraram artigos de gaming em plataformas online durante o último ano. Deste grupo, 83% indicou que estas compras foram efetuadas especificamente em plataformas de artigos reutilizados, sendo que os principais produtos comprados foram videojogos (69%), comandos (40%) e consolas (19%).
Os inquiridos que indicam que nos próximos 12 meses tencionam comprar mais artigos de gaming reutilizados referem o facto de serem mais baratos e uma atitude mais sustentável como os principais motivos para o fazerem.
O objetivo do estudo é de analisar o mercado de compra e venda das categorias de produtos reutilizados no mercado português. A Wallapop é uma plataforma lançada em Portugal em setembro de 2022 com o objetivo criar um ecossistema de inventário de produtos reutilizados que facilite um modelo de consumo mais sustentável.
Na Wallapop, a categoria de Consolas e Videojogos é a terceira mais procurada (Moda e Acessórios é a categoria mais procurada), mantendo a posição no top de categorias transacionadas. São cerca de 11 mil os artigos listados pelos portugueses para compra na categoria de Jogos e Consolas desde que a plataforma chegou a Portugal, mas o número multiplica-se quando se conta com o catálogo global da plataforma. Quando analisamos as transações específicas entre compradores e vendedores presentes em Portugal, a categoria sobe para 2.º lugar. Já entre Portugal e Espanha, passa para 3.º lugar.
A Wallapop decidiu lançar em abril o Pop-Man, o primeiro jogo da plataforma em Portugal, em colaboração com a Gamindo, uma empresa especializada no desenvolvimento de jogos de vídeo de marca.
Nota técnica:
O universo deste projeto consistiu num grupo de indivíduos de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, a viver em Portugal Continental. A amostra foi constituída por 600 entrevistas com uma distribuição proporcional pelo universo. A informação foi recolhida através de uma entrevista online acedida diretamente pelos entrevistados, previamente informados deste projeto através de um e-mail com informação relacionada com o mesmo e com o link para aceder ao inquérito, através do sistema CAWI (Computer Assisted Web Interviewing).