A Schreiner MediPharm lançou novas etiquetas para evitar a contrafação de medicamentos, as Void-Labels. As etiquetas tornam as tentativas de adulteração visíveis e a primeira abertura é revelada de forma clara e irreversível.

O volume do mercado mundial de medicamentos falsificados cresce cerca de 20% a cada ano, duas vezes mais rápido do que o mercado de medicamentos legais. As contrafações e a adulteração representam riscos potenciais para a saúde dos doentes. As consequências para a indústria farmacêutica são grandes perdas económicas e danos reputacionais.

Em fevereiro de 2019, a União Europeia emitiu a Diretiva Medicamentos Falsificados da UE para embalagens farmacêuticas. A norma global ISO 21976 também estabelece como se podem utilizar recursos de segurança em embalagens farmacêuticas e como se podem verificar tentativas de adulteração. Além disso, especifica requisitos para proteger a autenticidade das embalagens farmacêuticas. Os Void-Labels personalizados da Schreiner MediPharm satisfazem todos estes requisitos, diz a fabricante.

Os selos podem ser personalizados, oferecendo opções de material em várias cores, bem como versões brancas e transparentes. Além disso, os efeitos “Void” podem ser usados para recipientes de vidro e plástico. Os efeitos dependem também do uso específico:

Sem transferência
Remover o rótulo não deixa resíduos na embalagem farmacêutica. O efeito só se torna visível no rótulo depois de aberto pela primeira vez. É possível voltar a fechar o rótulo com o efeito visível. 

Void NoTransfer

Semi-transferência
Remover o rótulo deixa resíduos parciais na embalagem farmacêutica. Após a primeira abertura, o efeito é visível tanto no rótulo como na embalagem. É possível voltar a fechar o rótulo com o efeito visível. 

semi transfer

Transferência completa
Remover a Void-Label deixa uma camada de revestimento completa na embalagem. Consequentemente, o efeito é visível na embalagem farmacêutica e no rótulo após a primeira abertura, mas não é possível voltar a fechar o rótulo. 

FullTransfer

Além disso, pode ser integrada uma guia para o manuseamento mais fácil por parte do utilizador final. As Void-Labels também podem fornecer prova de autenticidade.