A UPM Specialty Papers, a Lantmännen Unibake e a Adara cocriaram uma nova embalagem à base de fibra que substitui os sacos de plástico como embalagem primária para produtos de panificação congelados.

Para tal foi utilizado papel barreira UPM Asendo™ como forro interno na caixa de cartão ondulado. A camada de papel barreira garante a segurança alimentar e a frescura. «A parceria com a Lantmännen Unibake e a Adara abriu a oportunidade de unir a nossa experiência em toda a rede de valor de embalagens de alimentos para criar uma solução de embalagem renovável e reciclável para pão congelado. A Lantmännen Unibake e uma empresa de desenvolvimento da indústria de alimentos realizaram testes e análises sobre o impacto dos materiais de embalagem no sabor do pão congelado. Como resultado, o UPM Asendo foi escolhido como forro interno para a caixa. A camada de papel de barreira provou oferecer a resistência necessária ao óleo e à humidade, garantindo a segurança alimentar», diz Kirsi Lahtela, gestor de produtos da UPM Specialty Papers.

O Lantmännen Unibake, um dos maiores grupos de panificação da Europa, especializado em produtos de padaria congelados para retalho e food service, está à procura de soluções mais sustentáveis para embalar e transportar produtos de padaria congelados.

 

O UPM Asendo™ é um papel de barreira reciclável e compostável, quer a nível doméstico ou industrialmente. É especialmente adequado para alimentos secos, refrigerados e congelados, sacos de pão, bem como embalagens não alimentares, diz a fabricante.