O design, a escolha dos papéis, o tipo de impressão e os acabamentos escolhidos são alguns exemplos dos critérios avaliados para encontrar os melhores projetos gráficos do ano.
O Casino Espinho recebeu a 31.ª Gala Papies 2022, a 11 de novembro, para divulgar os melhores projetos gráficos, entre os quais se encontram diversas embalagens, rótulos e displays.
O rótulo “V de Virgo”, com criatividade da Brava, o saco de papel “Louis XIII - Rare Cask”, que foi fabricado pela Mirapack, a embalagem “Apicius 1971", com o cunho da Omdesign - Comunicação e Marketing, o Expositor de Montra "Casa Ferreirinha", concebido pela L2 Spirit ou a “Caixa Ovas de Sardinha”, do Grupo O Valor do Tempo, são apenas alguns exemplos dos melhores trabalhos a concurso nos Papies.
O Rótulo Azeite Virgem Extra Oliveira da Serra - 1ªcolheita e o Rótulo Pousio Selection Tinto, impressos pelo Eikon Centro Gráfico, também reuniram a preferência do júri. Nos rótulos há ainda destaque para a Gama de Vinhos Herdade da Matinha, da Omdesign - Comunicação e Marketing, e para o Vinha do Legado, por miguelfreitasdesign_studio. A Sacoplex - Comércio de Embalagens foi também premiada pelo saco “Vinho em Casa”.
Inês Gonçalves, jornalista, e Jorge Gabriel, apresentador, anunciaram os projetos distinguidos em 26 categorias, com prémios para o melhor design e execução gráfica. O reconhecimento do mercado gráfico foi para Armando Roseiro, fundador da UV – Envernizamento Ultravioleta S.A. por uma carreira dedicada à indústria gráfica, estabelecendo pontes entre a comunidade criativa e os industriais gráficos, que contribuiu para um avanço significativo no setor. Eleita pelos seus pares, a Guide – Artes Gráficas, com sede em Odivelas, foi distinguida como a Empresa Gráfica do Ano.
A concurso estiveram 26 categorias divididas entre tecnologias (a premiar a impressão digital, offset, o corte e vinco, verniz, estampagem e outras de domínio técnico) e produtos (como brochuras, livros, catálogos, revistas, rótulos e embalagens, para apenas mencionar algumas).
Os prémios PAPIES têm uma periodicidade anual, premeiam os melhores trabalhos gráficos realizados em Portugal e contam com várias categorias e um Júri independente.
Os parceiros do evento são empresas e marcas relacionadas com Artes Gráficas e Comunicação Digital. Em 2022, o evento contou com o apoio das seguintes entidades: Agfa; Anasiscor, Anassisgraf, Antalis; Azevedo & Albuquerque; Brilho Ibérica; Brigal / HP; Canon; Change Paper; Revista doPAPEL, Duplo, Emetrês / Cito; Epson; Fedrigoni Paper; Fedrigoni Self Adhesives; Fujifilm; Gkraft, Grafopel; Inapa; Konica Minolta; Kongsberg; Martinez Ayala; Revista Packaging, SafetyKleen;
Para conhecer todos os premiados, visite o site oficial dos Papies.