A Embalcer instalou um fim de linha automático de embalagem na Vouguembal, empresa que produz embalagem de cartão canelado, com sede em S. Paio de Oleiros.


A linha de embalagem instalada é constituída por um conjunto de transportadores de rolos de diâmetro e passo reduzidos, específicos para utilização com paletes que necessitam de viajar independentemente do sentido das ripas de apoio da palete.

vouguembal1

Além disso, a empresa apostou num equipamento de cintagem vertical com cabeça dupla, OMS PRESS MASTER, dotado com um sistema de prensa até 2000Kg e de um mecanismo de rotação para fazer a cintagem cruzada de paletes. Para garantir a melhor qualidade de cintagem e performance do equipamento, foram instaladas as cabeças de cintagem da OMS SONIC PLUS, capazes de trabalhar com cinta PET de reduzidas dimensões e posicionadas por forma a fazerem dois padrões diferentes de cintagem conforme o sentido de avançamento da palete.

A Vouguembal apostou também num equipamento para fazer o envolvimento de paletes, OMS AVR900, com tecnologia de anel de 2800 mm de diâmetro; capaz de fazer o pré-estiramento do filme até 350%, otimizado para trabalhar com filmes estiráveis de alto rendimento, como é o caso do Filme Estirável de Alta Performance Trioplast.

Segundo a Embalcer, a solução instalada, está preparada e pensada para receber as paletes através de um sistema automático de transfer que recolherá as paletes das respetivas linhas de produção e as encaminhará para a zona de embalagem sem que seja necessária qualquer intervenção adicional do operador.

vouguembal2

Para permitir este nível de automatização, a linha está equipa com um sistema de leitura de etiquetas que permite identificar o tipo de embalagem a realizar em cada palete e dá a instrução a cada máquina do ciclo de embalagem a realizar.

O layout desenvolvido teve como objetivo aproveitar ao máximo o espaço disponível ao mesmo tempo que permite otimizar os fluxos de movimentação das máquinas e das pessoas dentro da fábrica.

A Embalcer desenvolve soluções de embalagem de fim-de-linha para a indústria. Simultaneamente comercializa os equipamentos e materiais de embalagem industrial. Os seus departamentos comerciais e de assistência técnica situam-se no Porto, em Leiria, em Lisboa e na Galiza.