O Grupo Sovena anunciou que já arrancou a operação da nova unidade industrial em Luanda, Angola, para a produção e embalamento da marca de óleo Fula.

A fábrica em Angola é, segundo a Sovena, um marco para criar uma cadeia de produção eficiente no país, que garanta a produção, processamento e fornecimento dos produtos nesse mercado, substituindo a importação.

Sovena Angola 2

Segundo Jorge de Melo, CEO da Sovena, «a abertura da fábrica de embalamento em Luanda marca o início da integração da Sovena na cadeia de produção alimentar angolana, um setor onde queremos criar um sistema de alto valor acrescentado e gerador de empregos. Esta unidade industrial é um marco importante na visão do grupo de criar localmente uma cadeia de produção eficiente e integral que inclui a produção, transformação, embalamento e abastecimento dos produtos da empresa ao mercado nacional.»

 Sovena Angola 1

«A Sovena está também a estudar a possibilidade de apostar na área agrícola em Angola, com a certeza de que é um setor que requer muito investimento, muito know-how e com um longo caminho a percorrer para criar as infraestruturas de suporte (comercialização de equipamentos e insumos: sementes, adubos, armazenagem, transporte) e para adaptar as práticas agrícolas às condições específicas de cada zona de Angola», adianta Jorge de Melo.

 Sovena Angola 3

O investimento rondou os 18 milhões de euros, incluindo equipamento e stocks. A fábrica integra linhas de embalamento com capacidade para 45 milhões de litros por ano, e conta ainda com capacidade de expansão.  Atualmente emprega 18 quadros locais, número que aumentará para 50 colaboradores até ao final de 2023, contribuindo ainda com 100 empregos indiretos.