O estado de Nova Iorque está a processar a PepsiCo, alegando que a fabricante é responsável pela poluição do ambiente e põe em perigo a saúde pública devido às suas embalagens descartáveis.

A ação entrou no tribunal estadual do condado de Erie e a Procuradora-Geral, Letitia James, acusa a PepsiCo de contribuir para gerar uma parcela significativa de resíduos plásticos encontrados dentro e nos arredores do rio Buffalo, sendo que 17% do lixo pode ser facilmente ligado a marcas específicas. Letitia James alega que a empresa falhou em alertar os consumidores sobre os potenciais riscos dos plásticos descartados incorretamente, para a saúde e para o ambiente, utilizados em mais de 100 marcas.

«Todos os nova-iorquinos têm um direito básico à água limpa, mas as embalagens e o marketing irresponsáveis da PepsiCo colocam em risco o abastecimento de água, o meio ambiente e a saúde pública de Buffalo», disse James em um comunicado.

A PepsiCo responde que encara com seriedade a " redução de plástico e a reciclagem eficaz" e comprometida em trabalhar com as comunidades locais, tendo feito parcerias com partes interessadas em todo o país para melhorar a infraestrutura de reciclagem e aumentar a sensibilização do consumidor sobre a importância da reciclagem.

A PepsiCo detém marcas como a Pepsi-Cola, Cheetos, Cracker Jack, Doritos, Fritos, Gatorade, Lay's, Lipton, Mountain Dew, Ocean Spray, Quaker, Ruffles e Tostitos.