A ALPLA adquiriu as ações da Billerud na joint-venture Paboco, que desenvolve soluções de embalagens de base biológica feitas a partir de celulose, as não revelou os detalhes da transação.

A empresa, com sede em Slangerup, na Dinamarca, foi fundada em 2019 pela ALPLA e Billerud como uma joint venture. Ao adquirir todas as ações da Billerud e investir na Paboco, a especialista em embalagens e reciclagem ALPLA, como acionista maioritário, está a impulsionar a industrialização da garrafa de papel, totalmente reciclável e feita a partir de fibras certificadas pelo FSC.

Paboco garrafa

A partir do final de 2024, a Paboco planeia produzir uma garrafa de papel totalmente reciclável numa nova unidade de produção na Dinamarca. «Segurança, acessibilidade e sustentabilidade são os critérios centrais das nossas soluções de embalagem. Após vários anos de desenvolvimento intensivo e inovações revolucionárias, a equipa da Paboco está agora pronta para levar seu produto pioneiro ao mercado e estabelecer a garrafa de papel como uma alternativa sustentável para uma ampla gama de clientes», afirma Philipp Lehner, CEO da ALPLA.

Desde 2021, a Paboco está a testar os primeiros produtos do mercado junto com The Absolut Company, Carlsberg Group, The Coca-Cola Company, L’Oréal e Procter & Gamble. Após a fase de testes, a produção em série está prevista para começar no final de 2024.

«A visão da garrafa de papel totalmente biológica e reciclável levou a equipa a criar resultados surpreendentes em apenas um curto período de desenvolvimento. Com a configuração atual da garrafa, temos como alvo o segmento de beleza e cuidados domésticos, mas o desenvolvimento contínuo também nos permitirá levar a nossa garrafa de próxima geração para outras aplicações. Estamos felizes que a ALPLA esteja totalmente comprometida em apoiar esta jornada», explica Tim Silbermann, CEO da Paboco.

Existem atualmente 18 funcionários na Paboco – espera-se que o número de funcionários aumente significativamente até o início da produção.