A The Navigator Company iniciou um projeto para construção de uma fábrica de produção de peças de celulose moldada destinada a substituir peças de plástico que protegem alimentos e que são utilizadas em embalagens nos pontos de vendas ou são utilizadas numa perspetiva de utilização única.

A fábrica vai ser construída na unidade de Aveiro e terá uma capacidade inicial de 100 milhões de peças. A produção deverá arrancar no final do primeiro trimestre de 2024.

O desenvolvimento de propriedades barreiras biodegradáveis que permitam assegurar as funções de proteção dos alimentos e de isolamento apropriado a líquidos e gorduras constituintes dos mesmos, constituirá uma vantagem adicional.

 Navigator CaciaCacia (Foto de Arquivo)

Aposta na sustentabilidade e inovação através do packaging

O desenvolvimento do segmento de Packaging continua a revelar sinais bastante positivos, diz o Grupo. Isso significa uma maior base de clientes e mais reconhecimento para a marca gKraft, em setores tão distintos como a área da moda, retalho alimentar, e-commerce, indústria ou agricultura.

“O segmento de Packaging revelou, contudo, ter sido mais sensível à conjuntura de mercado, dado que foi o segmento onde o arrefecimento repentino e expressivo da procura mais se fez sentir, logo a partir do final do primeiro semestre, com bastante evidência no último trimestre de 2022”, explica o comunicado.

A Navigator em 2022 atingiu vendas superiores a € 90 milhões - duplicando o valor de vendas de 2021 - para as indústrias transformadoras, de sacos de papel, de embalagens flexíveis e de caixas para uso na área alimentar. No final do ano, a Navigator já tinha clientes em 212 empresas situadas em 26 países.

“As embalagens alimentares apresentam um elevado potencial de crescimento, tendo em conta a crescente consciencialização e ação global para substituição de plástico por papel e sendo a fibra virgem a mais adequada para embalagens alimentares. Nestes produtos, por razões de higiene e segurança alimentar, a fibra reciclada não é adequada nem valorizada, o que oferece grandes oportunidades de crescimento. Estão atualmente em curso vários desenvolvimentos que poderão abrir portas a outros segmentos de alto valor acrescentado a curto prazo”, explica o comunicado.

gKraft rolo

Ano de 2022 com vendas de 2465 milhões de euros

A The Navigator Company registou um volume de negócios de € 2.465 milhões no ano de 2022, com as vendas de papel a representar cerca de 74% do volume de negócios, as vendas de pasta a representar 8%, as vendas de tissue a representar 8% e as vendas de energia a representar 10%.

Também em 2022, a Empresa aumentou em mais de 40%, para € 112,5 milhões, o valor do investimento, dos quais perto de € 39,1 milhões referentes a investimentos classificados como ambientais, o que representa 35% do investimento total.

Nos próximos anos, a Navigator, impulsionará o nível de investimento, nomeadamente no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com destaque para a Agenda From Fossil to Forest – “Sustainable packaging and products to replace fossil plastic”, que inclui entre outros: i) projetos para o desenvolvimento de Pasta química de alto rendimento e papéis castanhos; ii) projetos de desenvolvimento de celulose moldada para embalagens rígidas; iii) e projetos de desenvolvimento de papéis com maior resistência mecânica, e iv) papéis com propriedades barreira.