A Stora Enso adjudicou à Voith a conversão de uma antiga máquina de papel. A máquina, instalada na fábrica finlandesa, produzia papéis gráficos revestidos e após a conversão vai produzir cartão dobrável com uma face kraft revestida (CKB).

Com um volume de produção de 750 000 toneladas por ano, a fábrica será a maior máquina de cartão da Europa, diz a fabricante. O arranque está previsto para o início de 2025.

Stora Enso Oulu

“Estamos muito satisfeitos por a Stora Enso ter escolhido a nossa solução completa", diz Michael Trefz, Presidente da Voith Paper. "Após a conversão, a máquina de cartão será uma fábrica de alta tecnologia com os mais recentes padrões para produzir embalagens de alta qualidade."

A conversão inclui uma nova secção de arame de três camadas com o DuoFormer D II. O conceito de prensa Triple NipcoFlex de alto desempenho permitirá a produção máxima e minimizará os custos específicos da energia e da produção. A máquina também contará com um sistema SpeedSizer e quatro unidades de revestimento DynaCoat AT com aplicadores JetFlow F. O SpeedSizer, bem como o DynaCoat AT são parcialmente feitos de fibra de carbono para garantir secções transversais estáveis em todas as qualidades e velocidades. Além disso, a calandra EcoCal HiBulk proporcionará rigidez, suavidade e capacidade de impressão ao material produzido.

Para uma eficiência energética ideal, a Voith também vai reconstruir extensivamente a secção de secadores. Serão também instalados dois enroladores VariFlex Performance e o ONControl.Machine MCS, para a automatização da máquina, o sistema de controlo de qualidade OnQuality e a solução de monitorização da condição onCare.Health. A cloud dataPARC serve como plataforma IIoT.