A aliança 4evergreen fez o lançamento beta do Protocolo de Avaliação da Reciclagem de Embalagens à base de Fibras. A ferramenta ajudará toda a cadeia de valor a melhorar e harmonizar a forma como avalia a reciclagem dos produtos de embalagem.

Designers de embalagens, fabricantes e recicladores estão constantemente a inovar para criar produtos e tecnologias. O seu objetivo é maximizar a circularidade e ajudar o sector a desempenhar um papel na formação do futuro neutro em termos climáticos da Europa. Mas, até agora, faltava-lhes um método europeu comum para avaliar a reciclagem dos produtos.

4evergreen tool

Para colmatar a lacuna, a 4evergreen, a primeira aliança que abrange todo o sector das embalagens à base de fibras, uniu esforços para desenvolver o Protocolo de Avaliação da Reciclagem. 75 peritos de toda a cadeia de valor colaboraram no projeto, analisando dados e incorporando resultados de mais de 50 testes reais de reciclagem envolvendo cerca de 100 amostras diferentes.

A ferramenta está pronta para ser usada por todo o setor para avaliar, quantitativamente e qualitativamente, os produtos de embalagem feitos de fibras de celulose e marcá-los na sua adequação à reciclagem em fábricas padrão. Os utilizadores são encorajados a testar o protocolo de avaliação e a enviar o seu feedback para otimizar a versão beta numa primeira versão concluída. As versões atualizadas serão lançadas ao longo de 2023.

Hans Wortman, 4evergreen Chair and Internal Business Consultant do WEPA Group disse: "A força da aliança 4evergreen vem da nossa capacidade de compartilhar conhecimentos e juntar os pontos em toda a cadeia de valor de embalagem. Esta versão beta do Protocolo de Avaliação da Reciclabilidade para as fábricas é um passo importante para um método simples e fiável de avaliação da reciclagem que todo o sector pode utilizar. O próximo passo é o desenvolvimento do Protocolo de Avaliação da Reciclabilidade para as fábricas especializadas. Estes esforços aproximam-nos do nosso objetivo de uma taxa de reciclagem de 90% até 2030."

O Protocolo de Avaliação da Reciclabilidade orienta os utilizadores sobre como interpretar os resultados do método de teste do laboratório de Reciclagem Cepi, que fornece parâmetros que cobrem a eficiência do processo de reciclagem e a qualidade do papel reciclado produzido. Estes resultados podem então ser introduzidos na ferramenta de cálculo de pontuação do protocolo. A ferramenta avaliará os dados e devolverá uma pontuação de -100 a +100. Quanto maior for a pontuação, mais facilmente reciclável é o produto num local padrão. Uma pontuação negativa indica que um produto não é adequado para reciclagem num local padrão, mas pode potencialmente ser muito bem reciclado local especializado.

O Protocolo e Documentação Explicativa estão disponíveis para download aqui.