Nos hipermercados e supermercados, a Nestlé está a implementar uma campanha de ponto de venda, com o claim “É Tempo de Regenerar!”. O objetivo é sensibilizar os consumidores para a urgência da adoção de práticas regenerativas do meio ambiente, no seu dia-a-dia.

Reduzir o desperdício alimentar, reutilizar e reciclar embalagens, plantar hortas urbanas que contribuem para a biodiversidade, aproveitar borras do café como corretivo agrícola do composto orgânico que alimenta os solos são alguns exemplos das ações sugeridas.

E Tempo de Regenerar Nestle

Através do compromisso “Generation-Regeneration”, a Nestlé vai apresentar seis projetos para fazer avançar sistemas alimentares regenerativos, envolvendo toda a cadeia de valor da empresa, nomeadamente:

  • Agricultura Regenerativa: Proporciona benefícios aos agricultores, ao ambiente e à sociedade. Em Portugal, a Nestlé está a dar os primeiros passos ao trabalhar com os produtores de trigo para fomentar a conservação e a restauração das terras agrícolas e do seu ecossistema. A empresa vai investir 1,2 mil milhões de francos suíços, para, nos próximos cinco anos e a nível mundial, estimular práticas de agricultura regenerativa em toda a cadeia de fornecimento da companhia e no apoio aos agricultores. 
  • Plantação de Árvores: Em Portugal, a Nestlé comprometeu-se em plantar uma arvore por colaborador até final do 2022, num total de 2347. Durante o ano de 2021 foram já plantadas 1000 e as restantes serão plantadas até final do ano.
  • Painéis Fotovoltaicos: o sistema de painéis fotovoltaicos (351) instalado na sede da Nestlé Portugal tem uma capacidade de captação de CO2 equivalente a 2118 árvores adultas, por ano. O novo Campus Nestlé visa ajudar a atingir Net Zero até 2050.
  • Apoio à Apicultura: entre 2021 e 2022, a marca NESTUM já ofereceu 700 núcleos de abelhas-rainha a apicultores profissionais em Portugal, no âmbito da campanha “Juntos pelas Abelhas”.
  • Eletricidade Renovável Certificada: através da utilização de eletricidade renovável certificada a Nestlé Portugal contribui para o objetivo global da companhia de reduzir a metade as emissões de CO2 até 2030 e de atingir a Net zero até 2050. 
  • “Green Fleet”: a transformação da frota para veículos elétricos dará um contributo, com uma redução estimada de 1800 toneladas de CO2 por ano, desde a sua total implementação em 2025, ano em que a companhia contará com uma frota de 500 viaturas elétricas apoiadas por 64 postos de carregamento.

Ainda para apoiar a resiliência do sector agrícola a Nestlé está a levar a cabo várias iniciativas destinadas a incentivar os jovens pelo empreendedorismo no sector primário. A iniciativa Agripreneurship visa estimular uma gestão e práticas responsáveis e sustentáveis na produção agrícola.

Dentro desta iniciativa estão a iniciar-se esta semana dois estágios na Fábrica da Nestlé em Avanca e na empresa fornecedora de cereais à Nestlé – Germen / Carneiro & Campos – para que alguns destes jovens tomem conhecimento com a fileira de produção do trigo, desde os campos de cultivo ao produto final.