A impressão digital tem prometido uma ampla transformação na indústria do cartão ondulado há muito tempo.

Fizeram-se progressos significativos, mas a impressão digital, ainda hoje, apenas se dirige e representa uma pequena parte das necessidades de impressão nesse segmento. São necessárias novas abordagens para ampliar o alcance e o valor da embalagem em cartão ondulado impressa em digital.

A transformação digital da impressão na indústria de cartão ondulado tem sido uma promessa à espera de acontecer, há muitos e muitos anos. Parte da razão para o atraso pode ser a de que a indústria tenha sido percecionada como tendo um conjunto monolítico de necessidades e a impressão digital tenha sido promovida como uma solução genérica para dar resposta a todas elas. No entanto, as necessidades do cartão ondulado e das soluções de impressão digital não são as mesmas.

A realidade é muito mais matizada. De facto, houve algum progresso em vários casos de utilização e em subsegmentos, incluindo gráficos de alta qualidade, amostras, maquetes, displays, curto prazo, grande formato, impressão frente-e-verso e eficiência da cadeia de fornecimento, incluindo o tempo de resposta. Mas ainda há alguns outros casos de uso, como a personalização e os dados variáveis que não produziram transformação. Independentemente disso, a impressão digital ainda aborda apenas uma fração do mercado geral das embalagens de cartão ondulado impressas. Para que isto mude, temos de perguntar "porquê" e, eventualmente, abordar as muitas lacunas que existem hoje com a solução global definida.

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Como sugerido, as várias capacidades da impressão digital são matizadas. As soluções de impressão digital geralmente não abordam todos os substratos, combinações de placas e fatores de forma adequadamente. Os requisitos especiais do produto impresso, como a retenção de tinta, cor, verniz de sobreimpressão, coeficiente de atrito, durabilidade e colagem, desempenham um papel no que pode ou não ser feito por qualquer solução de impressão digital. Limitações específicas da impressão podem significar que algo pode ser feito em quantidades limitadas ou em determinadas situações, mas não pode ser feito em escala e continuar a ser rentável.

A impressão digital deveria simplificar, agilizar e acelerar o processo de impressão e o desenvolvimento de produtos para a indústria de cartão ondulado. A impressão digital em cartão ondulado tem sido mais bem-sucedida em áreas que precisam de disrupção, incluindo a produção de amostras, maquetes, displays e curtas tiragens. No entanto, para chegar à maior parte do mercado, o digital precisa lidar com o que a impressão analógica faz bem, dia após dia.

Foi continuamente ajustada para fornecer a qualidade, produtividade, fiabilidade, e expectativa de vida útil do equipamento, assim como a estrutura de custos que o mercado reconhece hoje. Os diferentes fluxos de trabalho de produção evoluíram para dar resposta a vários requisitos de produtos com diferentes níveis de eficiência. A impressão digital deve fazer algo melhor ou diferente para fornecer mais valor do que a analógica.

Por último, a impressão digital deve considerar as macro tendências e quais serão as necessidades de amanhã. Esses requisitos incluem prazos rápidos - por diferentes razões - eficiência da cadeia de fornecimento, comércio eletrónico, redução de peso, sustentabilidade e automação, que podem tornar as soluções digitais mais atraentes no futuro. 

O problema predominante com a impressão digital são os custos de produção para determinadas tiragens em comparação com a alternativa analógica. Para que o digital ganhe, deve olhar além do custo dos consumíveis e olhar para a redução dos custos gerais da cadeia de valor, incluindo custos operacionais, manutenção, capital, vida útil e quaisquer outras etapas ou partes que possam ser simplificadas.

A impressão digital, no geral, tem um grande problema com a amortização das soluções globais de suporte ao capital e à infraestrutura necessária. Certamente, para partes do mercado já identificadas, a impressão digital pode funcionar e agregar valor. No entanto, para chegar ao maior volume de trabalho, o digital deve agregar novo valor e/ou melhorar a estrutura de custos para competir com processos analógicos otimizados.

É encorajador ver que há uma próxima geração de soluções em desenvolvimento que, esperamos, ajudarão a fazer algumas das melhorias necessárias para expandir os segmentos do mercado onde o digital pode agregar valor. Com essas soluções é possível abordar a cadeia de valor, reduzindo etapas e melhorando a economia geral, em vez de apenas abordar a impressão.

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Para aqueles de nós que têm defendido a impressão digital e que é possível transformar a indústria de cartão ondulado, o ritmo do progresso é encorajador e decepcionante. Há partes de grande sucesso, mas também há muito trabalho a fazer para nos levar à transformação completa que todos os membros da cadeia de valor precisam. Estas melhorias e novas soluções não chegam com rapidez suficiente. Será emocionante ver o que é anunciado e estará em exposição na drupa 2024, para impulsionar ainda mais a transformação digital da indústria.

 

Robert SeayPor Robert Seay
Vice-Presidente de Estratégia e Crescimento de Impressão Digital na Georgia-Pacific Packaging

Robert Seay é o Vice-Presidente de Estratégia de Impressão Digital e Crescimento na Georgia-Pacific Packaging. Tem mais de vinte anos de experiência em inovação e implementação de impressão digital, incluindo algum tempo na HP e GP. Nos últimos 14 anos focou-se na embalagem, em especial no mercado de cartão ondulado.