A DB Schenker assinou um acordo de cooperação com a Trailer Dynamics e com o Krone Commercial Vehicle Group para tornar possível a implementação de eTrailers no transporte terrestre europeu.

Este acordo marca mais um passo na eletrificação do transporte terrestre”, defende Cyrille Bonjean, Executive Vice President Land Transport para a DB Schenker na Europa. “Para nós é essencial procurar soluções novas e sustentáveis que possam ser integradas no nosso negócio diário. Com o eTrailer da Trailer Dynamics, chegámos a outro modelo promissor para o futuro”.

eTrailer

Wolfgang Janda, Executive Vice President, Head of Network & Linehaul Management na DB Schenker, acrescenta: “A utilização de eTrailers permite uma entrada antecipada na transição faseada para uma frota completamente livre de CO2. Na nossa opinião, os trailers elétricos não representam uma tecnologia de transição, mas serão, pelo contrário, uma componente firme da nossa frota de veículos comerciais a longo prazo. Este é mais um passo nos nossos esforços para reduzir a nossa pegada ambiental e tornarmo-nos neutros em carbono até 2040”.

Para o Managing Director da Trailer Dynamics, Michael Nimtsch, os eTrailers serão um importante contributo para a descarbonização da economia e a implementação de uma logística amiga do ambiente nos camiões de longo curso.

“Eletrificação, digitalização, automatização e descarbonização são os objetivos estratégicos que a Krone atingirá com os seus produtos inovadores - e especialmente o eTrailer. Estamos muito satisfeitos por partilhar estes objetivos com um cliente de longa data como a DB Schenker, e também por estarmos, em conjunto, a tornar o projeto eTrailer numa realidade”, afirma Stefan Binnewies, CEO da Krone Holding.

Os trailers eletrificados da Trailer Dynamics têm uma unidade de tração elétrica que torna possível suportar o movimento da carga. Através de uma componente especialmente desenvolvida, utilizam um sistema de sensores patenteado para determinar a dinâmica de condução do eTrailer e fazer com que este se ajuste e apoie a unidade de tração. A tração elétrica também permite a recuperação de energia durante a travagem.

O sistema de controlo de tração do eTrailer funciona de forma independente, pelo que não é necessária qualquer interface com a unidade de tração. Suporta ainda diesel, gás, eletricidade e hidrogénio.

Os trailers podem ser equipados com baterias dos 300kWh aos 600 kWh. Isto pode alargar o alcance das unidades de tração elétricas até 500 km, o que pode reduzir significativamente o consumo de combustível dos trailers convencionais a diesel, reduzindo assim as emissões de C02 entre 20-40%.

A DB Schenker prevê distribuir as duas mil unidades de eTrailers pela rede europeia a partir de 2024.