Um estudo recente da DS Smith revela que 62% dos inquiridos europeus que fazem compras online receberam pelo menos uma encomenda danificada no último ano.

O relatório destaca também o impacto da Black Friday e prevê que 358 milhões de embalagens serão devolvidas em toda a Europa.

Encomenda danificada

Diogo Mendonça Tavares, Head of Commercial Operations Iberia da DS Smith, comentou: “As promoções da Black Friday atraem cada vez mais consumidores, mas cada embalagem danificada representa um custo ambiental e económico significativo. Uma embalagem bem desenvolvida é crucial para garantir que os produtos cheguem em ótimas condições aos consumidores.” Durante a Black Friday, as categorias mais populares incluem vestuário (51%), tecnologia (38%), calçado (31%), produtos de beleza (26%) e eletrodomésticos (23%).

Realizado em Espanha, Itália, Reino Unido, Alemanha e Polónia, o estudo analisou a qualidade e as condições das encomendas entregues em casa, resultantes de compras online. De acordo com os resultados, os inquiridos receberam em média três encomendas com defeitos ao longo do ano, com um valor médio de 63,72 euros por artigo danificado. Os produtos mais frequentemente afectados incluem vestuário (24%), calçado (18%), tecnologia pessoal (15%), eletrodomésticos (14%) e produtos de beleza e cosmética (14%).

Em resposta aos desafios do comércio eletrónico, a DS Smith desenvolveu uma gama de soluções de embalagem que se destacam pela segurança, proteção e sustentabilidade. Estas incluem inovações como o Tape Back, que facilita o processo de devolução, e o Safe Sender, que apresenta um sistema de fecho inviolável para proteger os produtos durante o transporte.