O NIQ Retail Spend Barometer, desenvolvido pela NIQ em parceria com a GfK, registou um crescimento de 7,3% nas vendas de Bens de Grande Consumo (FMCG) e Tecnologia e Bens Duradouros (T&D) em Portugal no terceiro trimestre de 2024, comparativamente ao mesmo período do ano anterior.

As vendas totais atingiram 6,5 mil milhões de euros, impulsionadas pela subida dos preços e pelo aumento do volume de compras.

No segmento FMCG, as vendas cresceram 8,2%, refletindo a preferência dos consumidores por conveniência na alimentação e o aumento da importância das marcas próprias. Segundo o estudo, a inflação no setor da restauração levou muitos consumidores a optar por refeições preparadas em casa, gerando maior procura por refeições prontas, massas frescas refrigeradas e vegetais congelados. As vendas de refeições congeladas cresceram 7,1%, enquanto as de massas frescas refrigeradas aumentaram 18% em volume. “Observamos uma tendência semelhante para produtos usados na preparação de sobremesas”, explicou Ana Barbosa, Retailer Vertical Director na NIQ Portugal.

O estudo destaca ainda o crescimento das marcas próprias no mercado português. Produtos como perfumes e maquilhagem registaram aumento de vendas em volume devido a preços mais baixos oferecidos pelas marcas de retalho. No entanto, o valor total das vendas nestas categorias foi impactado pela redução dos preços médios.

No setor das bebidas alcoólicas, as vendas em volume diminuíram em várias categorias, como vinho do Porto, licores e whisky, devido ao aumento de preços e mudanças nos hábitos de consumo. O chocolate foi a categoria que registou o maior aumento de preço, com uma subida média de 24%, resultando num crescimento de 20% em valor, apesar de uma redução de 3,5% no volume de vendas.

Tendências no setor T&D
As vendas em T&D aumentaram 2,9% no terceiro trimestre, com destaque para produtos de bricolage, que cresceram 9,3%, e eletrodomésticos, que registaram um aumento de 4,1%. Produtos como fritadeiras de ar quente lideraram as vendas neste segmento. Já os produtos tecnológicos registaram um crescimento mais modesto, de 1,1%, devido à estabilização da procura após os picos observados durante a pandemia de COVID-19.

Pedro Oliveira, Retail Manager de Tecnologia e Bens Duráveis na NIQ/GfK Portugal, prevê um aumento significativo nas vendas durante o quarto trimestre de 2024, impulsionado pela Black Friday e pela época natalícia. “A sustentabilidade continua a ter um papel secundário no comportamento dos consumidores. Os portugueses só aceitam pagar mais por produtos ecológicos se estes apresentarem outras vantagens associadas”, comentou.

Sobre o NIQ Retail Spend Barometer
O estudo combina dados da NIQ e da GfK para monitorizar os gastos dos consumidores e as mudanças nas tendências de compra em Portugal. As categorias analisadas incluem produtos alimentares, bebidas, higiene pessoal, limpeza caseira, bens tecnológicos, eletrodomésticos e bricolage, entre outras.

 

Fonte: NIQ Portugal e GfK Portugal