A Esko publicou o relatório Tendências de Embalagem 2025, identificando os principais desafios e oportunidades para o próximo ano.
Baseado em entrevistas com quase 500 especialistas da indústria a nível global, o estudo aponta a sustentabilidade, a cibersegurança e a integração de inteligência artificial (IA) e automação como as áreas mais relevantes para o futuro do setor.
Matthew Haws, Chief Marketing Officer da Esko, destacou a importância de as empresas de embalagens irem além da adaptação às tendências atuais, investindo em estratégias que lhes permitam prosperar. “Em Tendências de Embalagem 2025, exploramos como as empresas mais bem-sucedidas serão aquelas que estão preparadas para prosperar no mercado moderno de embalagens”, afirmou Haws.
Entre os temas analisados no relatório, estão as forças motrizes por detrás da sustentabilidade nas embalagens, a adaptação ao panorama regulatório em constante evolução, e a superação de desafios na implementação de automação. “Os profissionais da indústria devem aproveitar todas as oportunidades para melhorar a sustentabilidade, adoptar os mais recentes avanços tecnológicos e otimizar os processos na cadeia de abastecimento, garantindo eficiência operacional”, referiu Haws.
O relatório também aborda as necessidades crescentes de segurança digital. “A procura por medidas de cibersegurança mais robustas, combinada com a adopção de IA e automação, terá um impacto significativo na forma como as empresas da cadeia de valor da embalagem operam em 2025”, acrescentou Haws.
A Esko anunciou ainda o próximo webinar Packaging Trends Talk, que se realizará no início de 2025, para discutir detalhadamente as tendências apresentadas no relatório. O evento oferecerá uma plataforma para explorar estas questões e trocar ideias sobre estratégias para enfrentar os desafios do futuro.
O ebook Tendências de Embalagem 2025 já está disponível para download gratuito no site da Esko, e mais detalhes sobre o evento Packaging Trends Talk serão anunciados brevemente.