O Projeto OMNI, que utiliza IA e aprendizagem automática para identificar e separar o polipropileno de qualidade alimentar dos resíduos domésticos pós-consumo, conduziu a resultados inovadores, revelam as empresas envolvidas no projeto: a Recycleye, a Valorplast e a TotalEnergies.

As empresas promotoras esperam que os resultados promovam a circularidade das embalagens de polipropileno. «Este projeto não demonstra apenas como a tecnologia pode melhorar a circularidade dos materiais, mas também abre caminho para uma gama mais ampla de aplicações acessíveis para os polímeros reciclados», explicou Nathalie Brunelle, vice-presidente sênior de Polímeros da TotalEnergies.

Victor Dewulf, CEO da Recycleye, diz: «Estamos extremamente entusiasmados por ver esta aplicação bem-sucedida de nossa robusta tecnologia de classificação alimentada por IA numa escala semi-industrial. Esta aplicação abre a possibilidade de criar mercados para materiais plásticos reciclados e, em última análise, mudar a economia da reciclagem.»

«Ser capaz de reciclar PP de qualidade alimentar é um fator chave no estabelecimento de uma economia circular para embalagens de PP. A IA é um caminho promissor para atingir este objetivo», acrescentou Alban Cotard, gestor de Qualidade e Desenvolvimento Comercial da Valorplast.

Utilizando resíduos recolhidos em cinco localidades francesas pela Valorplast, a Recycleye construiu e treinou um modelo de IA, tendo atingido uma taxa de seleção bem-sucedida de 50% do material de qualidade alimentar e >95% de pureza. O material foi descontaminado num piloto semi-industrial baseado em tecnologias de reciclagem mecânica disponíveis no mercado, altura em que a TotalEnergies o utilizou para produzir polipropileno reciclado para aplicações de embalagens de alta qualidade.