A Tetra Pak e a Yellow Dreams anunciaram um investimento conjunto de 3 milhões de euros para a construção de uma nova fábrica de reciclagem de PolyAl, localizada em Ittervoort, nos Países Baixos.
A unidade, prevista para entrar em operação no segundo semestre de 2025, terá uma capacidade instalada de 20.000 toneladas anuais, significativamente aumentando a capacidade de reciclagem de PolyAl na União Europeia (UE).
A nova fábrica irá processar o volume total de PolyAl proveniente de embalagens de cartão para bebidas recicladas na Bélgica e nos Países Baixos, além de parte do volume da Alemanha. Este projeto complementa a atual infraestrutura de reciclagem da região, que inclui a fábrica da Recon Polymers em Roosendaal, também nos Países Baixos, com capacidade anual de 8000 toneladas.
Kinga Sieradzon, Vice President Collection & Recycling da Tetra Pak, comentou: “Temos o prazer de anunciar esta nova fábrica, que melhora significativamente a capacidade de reciclagem de embalagens de cartão para bebidas usadas na região. Este é mais um marco na nossa estratégia de colaboração com todos os stakeholders para promover práticas sustentáveis. Os nossos investimentos contínuos, de até 40 milhões de euros anuais a nível global, refletem o compromisso em avançar na reciclagem e apoiar a economia circular.”
Bas Gehlen, Diretor Geral da Yellow Dreams, destacou: “Este esforço conjunto demonstra o potencial da reciclagem de PolyAl e sublinha a importância da colaboração para construir um sistema circular. Este projeto lidera a transformação da reciclagem de embalagens de cartão para bebidas, promovendo impacto ambiental positivo e inspirando práticas de economia circular.”
O PolyAl, composto pelas camadas protetoras de polímeros e alumínio das embalagens, pode ser reciclado para substituir plástico virgem ou reciclado em diversos produtos, incluindo paletes, caixas, mobiliário de exterior e azulejos. A fábrica de Ittervoort usará tecnologia avançada, já implementada em Roosendaal, para transformar o PolyAl em objetos de uso quotidiano, incluindo itens produzidos por impressão 3D.