A Amazon anunciou as datas da Semana da Black Friday em Portugal, que decorrerá entre 19 de novembro, às 23h00, e 1 de dezembro. O período de descontos, com duração de 12 dias, incluirá reduções em diversas categorias, como artigos para o lar, eletrónica, beleza e vestuário.
Antes do arranque oficial, a empresa disponibiliza de 13 a 20 de novembro um conjunto de promoções antecipadas em produtos essenciais, com reduções até 35% em marcas de grande consumo, entre as quais Gillette, Oral-B, Ariel, Finish, Neutrogena e Nescafé Dolce Gusto.
De 20 de novembro a 1 de dezembro, os consumidores poderão encontrar descontos até 30% em produtos selecionados de categorias variadas. A Amazon indica ainda que, este ano, serão incluídas novas formas de apresentação das ofertas, como seleções temáticas diárias, listas de “Favoritos dos Clientes”, “Favoritos dos Influenciadores” e o “Top 100”. Pela primeira vez, haverá também 12 dias de “Ofertas Incríveis”, com reduções até 50% em produtos considerados tendência, de marcas como American Tourister, Braun, Dyson, Garmin, Sony, Puma e Swarovski.
“A Amazon é o destino ideal para as compras de Natal, oferecendo aos clientes portugueses uma experiência excecional durante a Semana da Black Friday. Este ano, vamos disponibilizar descontos significativos em diversas categorias e alguns dos melhores preços do ano em marcas de renome. Com entregas em até dois dias para milhões de produtos, garantimos que os nossos clientes possam receber atempadamente tudo o que precisam para a época festiva”, afirmou Inês Ruvina, Country Lead da Amazon em Portugal.
Segundo um estudo realizado pela HarrisX, os consumidores portugueses apontam produtos básicos para a despensa (63%), artigos de limpeza e utilidades domésticas (26%), e aperitivos e bebidas (25%) como principais prioridades para compras de preparação da época festiva. As ofertas antecipadas disponibilizadas pela Amazon pretendem responder a esta procura, com entregas ao domicílio.
A pesquisa revela também que 52% dos compradores afirmam estar predispostos a usar ferramentas de inteligência artificial nas compras de Natal. A Amazon destaca recursos como o Rufus, assistente de compras com recomendações de produtos, e o Amazon Lens, que permite pesquisar artigos através de imagens ou capturas de ecrã.
Quanto às entregas, cerca de 73% dos inquiridos valorizam rapidez e fiabilidade nesta altura do ano. A Amazon afirma que os clientes Prime podem receber encomendas em até dois dias, incluindo fins de semana, com opções de entrega ao domicílio, cacifos Amazon e pontos CTT.
A empresa mantém ainda a sua Loja de Natal, com coleções temáticas e sugestões de presentes. Entre 20 de novembro e 7 de dezembro, estarão disponíveis várias promoções associadas à quadra festiva.