A caixa de cartão tem sido a escolha de eleição no transporte de encomendas em vários canais de e-commerce, nomeadamente para a gigante do comércio online, a Amazon. Mas a inovação no mundo da embalagem pode ameaçar esse reinado.
Entre as vantagens da utilização da caixa de cartão estão a proteção, o baixo peso na logística e a opacidade, que protege os bens da cobiça alheia, assim como a privacidade do cliente. No entanto, são várias as operadoras de comércio online que já procuram alternativas que possam ser reutilizáveis, que reduzam a necessidade de utilizar material de enchimento, que reduzam a necessidade de embalagens secundárias e que utilizem uma maior proporção de materiais recicláveis ou reciclados.
A Amazon está a trabalhar em colaboração com os fabricantes de embalagens para atingir esses objetivos e tem uma equipa que se dedica ao tema, com o objetivo de conseguir a máxima sustentabilidade.
À medida que mais encomendas são entregues em caixas recicláveis e fáceis de abrir, sem excesso de material de embalagem, e prontas para expedição, economiza-se tempo e dinheiro no processo.
A Amazon pretende que os fornecedores embalem produtos pesados e volumosos em embalagens primárias 100% recicláveis, que podem ser enviadas sem a necessidade de uma embalagem adicional.