O grupo Agthia, de Abu Dhabi, lançou a Al Ain Plant Bottle, a primeira garrafa de água à base de plantas, da região, numa conferência de imprensa à margem da Gulfood 2020. Na mesma altura, assinou um Memorando de Entendimento com a Veolia, para lançar uma iniciativa de recolha de garrafas de água PET.

A nova embalagem tem matérias primas 100% à base de plantas, incluindo a tampa, sendo biodegradável e compostável, no prazo de 80 dias. Utiliza fontes vegetais e converte-as numa resina que é então usada para criar a Al Ain Plant Bottle.

A ciência por trás da garrafa vegetal baseia-se na conversão das plantas num material polímero especial, obtido a partir da fermentação de açúcares, sem utilizar uma única gota de petróleo ou dos seus subprodutos.

A produção está a decorrer no novo centro tecnológico de embalagens da Agthia em Al Ain. A empresa refere que o fabrico consome 60% menos energia durante todo o processo e tem a melhor pegada em termos de emissões de CO2, com mais de 50% de poupança em energias não renováveis.

Tariq Ahmed Al Wahedi, CEO do Grupo Agthia, afirmou: "A parceria com a Veolia, e o lançamento da Al Ain Plant Bottle, é um testemunho do nosso compromisso com a sustentabilidade e dos nossos esforços futuros para melhorar a pegada ambiental da Agthia e apoiar o nosso esforço de alinhamento com a agenda nacional de sustentabilidade 2021."

O grupo Agthia dedica-se à produção de alimentos e bebidas, com sede em Abu Dhabi, e foi fundado em 2004.