O Grupo Sovena anunciou ter atingido a utilização de 100% de eletricidade proveniente de fontes renováveis a todas as operações na Península Ibérica.

A aposta na sustentabilidade tem sido feita em duas frentes: reduzir o consumo e transitar para fontes de energia sustentáveis. Para Jorge de Melo, CEO da Sovena, “a transição energética tem sido uma prioridade do Grupo, que se renova na estratégia de sustentabilidade da Sovena definida para os próximos três anos. Reconhecemos a necessidade urgente de descarbonização e temos atuado em várias frentes, sendo a gestão eficiente e sustentável de energia uma peça fundamental.” 

O grupo já consumia unicamente eletricidade verde nas suas fábricas, lagares e herdades em Portugal e também na fábrica de Brenes, em Espanha, tendo agora adquirido certificados de eletricidade verde para as fábricas de Andujar (Andaluzia), e Plasencia (Cáceres), e para os lagares de Monteolivo e San Pedro (Jaén).

O consumo de eletricidade das quatro unidades representa mais de 25% das necessidades totais da operação na Península Ibérica, equivalente a cerca de 5.500 toneladas de CO2 anuais.