De acordo com o mais recente relatório da Smithers, o mercado mundial da impressão digital deverá crescer 54,3% em volume nos próximos dez anos.

Vai passar de 1,8 biliões para 2,8 biliões de impressões equivalentes A4 até 2035. Em termos de valor, o mercado atingirá 251,1 mil milhões de dólares, face aos 167,5 mil milhões estimados para 2025.

O estudo The Future of Digital Printing to 2035 destaca o papel crescente da impressão digital — inkjet e eletrofotografia — em áreas como gráfica comercial, publicações, rótulos e embalagem, impulsionada por avanços em automação, produtividade e software.

A próxima década será digital

Atualmente, prevê-se a venda de 304.000 toneladas de tinta e toner em 2025, gerando 14,5 mil milhões de dólares em receitas, a par de um investimento de 5,8 mil milhões de dólares em novos equipamentos digitais. Mas é a próxima geração de máquinas digitais que marcará a diferença: até 2035, muitas dessas linhas serão diretamente competitivas com as tecnologias analógicas, com exceção de segmentos como jornais, revistas e algumas aplicações de embalagem de muito baixo valor.

O maior crescimento está projetado para o segmento da embalagem, onde a impressão digital já está consolidada em narrow-web e começa agora a ganhar terreno em cartão canelado, cartolinas, embalagens flexíveis, plásticos rígidos e metal.

O Inkjet dominará o futuro

A Smithers antecipa que o inkjet irá substituir o toner como processo dominante, graças a avanços na resolução das cabeças de impressão — que passarão dos atuais 1.200 dpi a 300 m/minuto para perto dos 3.000 dpi em 2035 — e melhorias no controlo do tamanho da gota, desde 1 picolitro para imagens de alta qualidade, até gotas maiores para tintas brancas e revestimentos decorativos.

As formulações de tinta pigmentada tornar-se-ão mais económicas para impressoras de passagem única, enquanto novas tintas com efeitos metálicos, fluorescentes, luminosos e de segurança serão integradas em sistemas de impressão especializados.

Um novo mapa empresarial

Este crescimento será acompanhado por mudanças estruturais no mercado: até 2035, muitos dos principais intervenientes na impressão digital e embalagem ainda não existem em 2025. Estão previstas fusões, aquisições e o surgimento de startups que poderão assumir posições de liderança na próxima década.