A Berry fez uma parceria com a Abel & Cole para fornecer garrafas para o serviço de entrega de leite Club Zero. As novas garrafas de polipropileno (PP) podem ser recarregadas até 16 vezes antes de serem recicladas.
A Abel & Cole conduziu uma pesquisa interna e concluiu que as novas garrafas produzem menos emissões de gases de efeito estufa (GEE) de transporte e processamento em comparação com garrafas de vidro. Ao mesmo tempo, o conceito poupa a utilização de 450 000 garrafas de leite de plástico de uso único, descartadas para aterros ou encaminhadas para incineração, o equivalente a 23 toneladas de plástico.
"Quando se trata de materiais de embalagem, o plástico é muitas vezes visto como o inimigo", explicou Hugo Lynch, diretor de sustentabilidade da Abel & Cole. "Mas desafiámo-nos a perguntar se era melhor usar vidro, que é mais pesado e mais intensivo em energia, ou ir em contramão."
O design da garrafa é otimizado para suportar o processo de limpeza de oito fases, que elimina a etapa de secagem, reduzindo o risco de contaminação bacteriana e garantindo uma limpeza completa antes de serem transportadas para a sala limpa para reenchimento.
Para facilitar uma limpeza com o mínimo de risco, as novas garrafas foram concebidas sem pega, reduzindo os pontos onde as bactérias se podem acumular e permitindo uma drenagem fácil. As garrafas foram otimizadas para se adequarem aos equipamentos de fábrica existentes– por exemplo, a garrafa foi submetida a engenharia reversa para se adequar à tampa de polietileno de baixa densidade (PEBD) existente usada para as garrafas de leite.
A Berry realizou testes químicos rigorosos para garantir que o PP fornecesse a resistência e durabilidade para passar por altas temperaturas de processamento e evitar a quebra que é comum ao vidro.
O rótulo da garrafa contém comunicação com o consumidor para incentivar devoluções, enquanto o próprio rótulo também fornece um sistema de "alerta precoce" para o fim da vida útil de cada garrafa. Isso ocorre porque as garrafas rotuladas podem ser lavadas até 16 vezes antes que o rótulo mostre sinais de degradação, o que significa que Abel e Cole podem rastrear a vida útil da garrafa e "retirar" cada garrafa quando ela estiver pronta para reciclagem.
As primeiras amostras foram impressas em 3D para testes de migração em junho de 2023, e as primeiras garrafas enviadas aos clientes em outubro. Desde o lançamento, a garrafa de um litro Club Zero Refillable Milk teve um aumento de 20% nas vendas por semana. A taxa de retorno atual é de 64%, com a Abel & Cole a querer um mínimo de 75%.