A Tetra Pak e a Compal, em parceria com o Programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa, anunciam os vencedores do passatempo.

“Constrói o teu Ecoponto Amarelo e Recicla” é o concurso que junta a Tetra Pak e a Compal para premiar as escolas que se destacam na iniciativa ecológica. Este ano foram premiadas seis escolas e atribuídas cinco menções honrosas.

MH Mafra

No primeiro escalão (jardins de infância e escolas de 1º ciclo) as escolas premiadas foram a Associação Externato Santa Joana, em Sesimbra, a Escola EB1/PE do Covão e Vargem em Câmara de Lobos e o Jardim de Infância das Fontaínhas em Santo Tirso.

No segundo escalão (escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive) as escolas premiadas foram Escola Básica e Secundária de Ourém, em Ourém, a Escola EB 2,3 de Gualtar em Braga e a Escola Superior de Comunicação Social e Escola Superior de Música de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa.

Ingrid Falcão, responsável pela área de sustentabilidade da Tetra Pak Ibéria, afirma: “Sensibilizar os mais jovens e contribuir para a sua literacia ambiental é uma das nossas áreas prioritárias de ação. Este passatempo insere-se no plano de iniciativas que visam fomentar as boas práticas de reciclagem e a reutilização de materiais, de uma forma cativante e totalmente adaptada a estas faixas etárias. Queremos tornar este tema divertido, ao mesmo tempo que transmitimos as mensagens-chave necessárias e contribuímos para o enraizamento de hábitos sustentáveis junto destas gerações, que desempenham um papel essencial na preservação do futuro do planeta.”


Maria Pereira, Marketing Manager da Compal: “A Compal assume o compromisso de respeitar a natureza, que é a casa mãe que nos dá a melhor matéria-prima para os nossos sumos e néctares. Este desafio conjunto que lançamos às Eco-Escolas permite não só informar e incentivar os alunos a reciclarem, como transmite maneiras criativas de reutilizarem materiais, ao transformarem as nossas embalagens em Ecopontos Amarelos. Convidamos todos e todas a juntarem-se a nós nesta iniciativa, para e pelo futuro do ambiente, e de cada um de nós.”

Os principais objetivos da iniciativa eram: informar sobre a importância da correta deposição das Embalagens Tetrapak; informar sobre a importância da reciclagem como o 3ºR; informar sobre o significado do selo FSC; construir ecopontos que possam ser utilizados na escola e reutilizar materiais, com os projetos executados o júri considera que os mesmos foram atingidos.

“Toda a organização do concurso conclui que o saldo é extremamente positivo, uma vez que todos os envolvidos adquiriram uma maior e melhor perceção da importância da reciclagem e que agora poderão fazê-la corretamente, colocando todas as embalagens da Tetra Pak no contentor amarelo, para que lhes seja atribuída uma nova vida”, refere a organização.

Para visitar o website oficial do passatempo e consultar todas as informações úteis, basta aceder a: https://desafioecoponto.abae.pt/