O grupo Lecta Group anunciou a conclusão do seu processo de recapitalização, inicialmente divulgado em janeiro de 2026, marcando um novo passo na reorganização e reforço da sua posição financeira.
A operação foi concretizada através da transferência da Lecta Paper Industries Intermediate Financing Sàrl para uma nova empresa no Reino Unido, passando o grupo a operar sob uma nova estrutura.
Com esta recapitalização, a Lecta passa a organizar-se em três unidades de negócio independentes - Specialties, Fine Paper and Distribution e Self-Adhesives -, cada uma com gestão e financiamento próprios, permitindo estratégias mais ajustadas a cada área.
Entre os principais impactos da operação estão a redução significativa da dívida e dos encargos com juros, a melhoria da geração de caixa e o reforço da liquidez. Estes fatores deverão apoiar a transformação operacional do negócio de especialidades e assegurar o financiamento das necessidades correntes.
Javier Abad Marturet comenta: “estamos muito satisfeitos com o forte apoio dos nossos parceiros financeiros para concretizar esta recapitalização”, acrescentando que cada unidade de negócio passa agora a contar com uma base financeira sólida.
O grupo prevê ainda um processo de rebranding das suas unidades de negócio, a anunciar em breve.