A um mês do Natal, a Ponto Verde lança uma nova campanha especial dedicada à época festiva, período em que o consumo de embalagens aumenta significativamente.
A iniciativa decorre na app da Ponto Verde entre 24 de novembro e 21 de dezembro e pretende sensibilizar para a importância da reciclagem, ao mesmo tempo que recompensa quem provar que domina o tema. Os utilizadores podem ganhar cartões de supermercado até 500€, aspiradores robô ou consolas.
Para participar basta jogar na app e acumular pontos. Os melhores classificados recebem prémios num total de 40 mil euros. Serão atribuídos 150 cartões de supermercado: os primeiros 35 lugares garantem 500€ em cartão, enquanto os 115 seguintes recebem 200€. Paralelamente, ao longo de quatro semanas, serão oferecidos 40 aspiradores robô (10 por semana) e, nos dois últimos fins de semana, haverá uma dinâmica interativa que permite ganhar consolas.
Para reforçar o envolvimento do público, a Ponto Verde apresenta também uma campanha de comunicação com o mote “Neste Natal marca pontos para chegarmos ao ponto”. A criatividade é da Fuel, a produção da Grumpy Panda, o planeamento de meios da Arena Media e a comunicação e gestão de redes sociais da LPM. A campanha arranca com presença em televisão, rádio, exterior e digital, com especial destaque para as plataformas próprias. A narrativa gira em torno dos momentos de convívio típicos do Natal, num tom leve e interativo, mostrando como é possível aprender sobre reciclagem enquanto se joga e concorre a prémios.
“Acreditamos que, para conseguirmos mudar comportamentos é fundamental estarmos mais próximos das pessoas, e a app Ponto Verde permite-nos exatamente isso: estar literalmente nas mãos dos cidadãos a dar-lhes conteúdo sobre a reciclagem de embalagens de forma leve, envolvente e orientada para a ação. É esta proximidade que o País precisa neste momento para acelerar e chegarmos ao ponto pretendido no cumprimento das metas deste fluxo de resíduos urbanos”, afirma o Diretor de Marketing, Sensibilização e Comunicação da Sociedade Ponto Verde.
“Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos até agora com esta aplicação, que materializa muito bem a estratégia de inovação da Sociedade Ponto Verde, naquilo que diz respeito ao uso de tecnologia e digitalização. Desde o lançamento, em 2023, que a app Ponto Verde já registou mais de 131 mil utilizadores únicos a jogar, e temos tido uma excelente recetividade nos períodos de campanha. Por isso, estamos com uma boa expectativa e esperamos envolver o maior número de participantes de sempre”, conclui Ricardo Sacoto Lagoa.
A experiência de gamificação chega ainda a dois mercados de Natal: o Wonderland Lisboa, no Parque Eduardo VII (de 28 de novembro a 4 de janeiro), e o Cascais Christmas Village, no Parque Marechal Carmona (nos dois primeiros fins de semana de dezembro).
Para além da campanha de Natal, a app mantém conteúdos permanentes sobre reciclagem de embalagens, incluindo artigos, dicas, curiosidades e passatempos pontuais. Merece destaque uma rubrica dedicada ao vidro e ao alumínio, que incentiva a sua deposição mais frequente nos respetivos ecopontos, contribuindo para o cumprimento das metas nacionais.