A technotrans e a Windmöller & Hölscher (W&H) acabam de reforçar a sua colaboração de longa data com um acordo-quadro exclusivo. O contrato abrange o fornecimento do sistema de alimentação de tinta TURBOCLEAN ADVANCED E, uma solução desenvolvida em parceria para responder às crescentes exigências de eficiência e sustentabilidade na impressão flexográfica.
A tecnologia será utilizada exclusivamente nas impressoras flexográficas da W&H.
“Ao continuarmos esta cooperação próxima, estamos a garantir um potencial de receita significativo e a consolidar a nossa posição forte no mercado da impressão,” afirma Michael Finger, CEO da technotrans SE. “A solução que desenvolvemos em conjunto com a W&H oferece vantagens competitivas claras ao nível da eficiência, sustentabilidade e custos operacionais.”
O desenvolvimento deste sistema completo de alimentação de tinta para impressoras flexográficas — utilizadas, por exemplo, na impressão de filmes para embalagens — resultou de uma colaboração estreita ao longo de vários anos. Para apoiar as fases de desenvolvimento e testes intensivos, a technotrans chegou mesmo a destacar um engenheiro residente nas instalações da W&H.
“O nosso objetivo era criar um sistema que respondesse, de forma consistente, aos nossos elevados padrões de desempenho, eficiência de recursos e facilidade de utilização na impressão flexográfica,” explica Björn Feldhaus, diretor de desenvolvimento de impressoras na W&H. “Com a technotrans, encontrámos um parceiro de desenvolvimento que concretizou o nosso conceito com excelência tecnológica. Estamos muito satisfeitos por reforçar esta parceria de sucesso com o novo acordo-quadro.”
No coração do TURBOCLEAN ADVANCED E estão bombas de pistão operadas eletricamente, que substituem as tradicionais bombas de diafragma pneumáticas. Esta escolha traduz-se em ganhos substanciais: até 80% de poupança de energia face a sistemas convencionais.
Além disso, o sistema reduz significativamente as perdas de tinta durante as frequentes mudanças de cor típicas da flexografia. A tecnologia das bombas permite recuperar a tinta residual das linhas e reintegrá-la no circuito. As mudanças de cor tornam-se mais rápidas, em apenas cinco minutos, e os intervalos de manutenção são muito mais alargados, graças à utilização de componentes de baixo desgaste.
As bombas de pistão integram vedantes com carga estática, o que as torna mais resistentes ao desgaste provocado por partículas abrasivas nas tintas, uma vantagem clara face às bombas com vedantes dinâmicos.