A Selenis, empresa líder em soluções de copoliésteres especiais, anunciou o lançamento do Selcare® CE 500, um material desenvolvido para ser “recycle-ready”, compatível com o fluxo de resíduos RIC1 (PET).

Trata-se de uma resina de polímero com baixo teor de glicol, concebida especificamente para extrusão de filmes em embalagens de saúde.

“A nossa tecnologia de produção por lotes permitiu-nos desenvolver um poliéster de baixo teor de glicol com desempenho excecional, capaz de ser reciclado no fluxo RIC1. Esta modificação personalizada melhora a processabilidade, o selamento e a resistência ao impacto face aos APETs modificados existentes. Oferecendo um preço competitivo, entre o APET standard e o PETG de grau médico, o Selcare® CE 500 é uma solução sustentável e economicamente viável que ajuda a fechar o ciclo das embalagens de saúde”, afirma Eduardo Santos, Global Head of Strategy da Selcare®.

Além da sua clareza, cor neutra e acabamento brilhante, o Selcare® CE 500 cumpre as principais normas regulatórias internacionais, incluindo ISO 10993, USP Class VI, USP <661.1> e ICH Q3D. O produto é livre de BPA intencionalmente adicionado, garantindo segurança e conformidade regulatória, e inclui controlo de alterações e notificações como prática padrão.

A Selenis permite personalizar todas as gamas Selcare® em termos de cor e desempenho, mantendo a conformidade com as normas do setor da saúde. Os clientes beneficiam ainda de suporte especializado em conformidade com o MDR (Regulamento de Dispositivos Médicos), divulgação integral de formulações e protocolos de notificação de alterações.

O Selcare® CE 500 será apresentado no webinar “Sustainability in Polyesters for Healthcare Applications”, no dia 5 de novembro de 2025, organizado pela Selenis (Selcare® Resins) em colaboração com a Resinex.