A Modepack apresentou um produto inovador que poderá redefinir a forma como as empresas encaram as embalagens de envio: o Lignin Mailing Bag.
Desenvolvido em colaboração croata-sueca com a Lignin Industries AB, este novo formato combina lignina, um dos biopolímeros mais abundantes da natureza, com polietileno de baixa densidade reciclado pós-consumo (LDPE). O resultado é uma solução durável e reciclável, sendo que a fabricante alega ter menor impacto ambiental.
A lignina, frequentemente chamada de “cola natural” das plantas, é um subproduto da indústria da pasta e do papel que, até recentemente, era tratada como resíduo. A Lignin Industries conseguiu transformá-la no Renol®, um termoplástico de base biológica reciclável como o LDPE convencional.
“Isto não é apenas mais um envelope sustentável. É uma mudança na ciência dos materiais que permite um futuro melhor para as embalagens. Ao usar o Renol®, conseguimos criar uma solução que responde às necessidades reais das empresas — desempenho, eficiência de custos e sustentabilidade — tudo numa só embalagem”, afirma Jure Širić, Managing Director da Modepack.
Segundo a Modepack, as Lignin Mailing Bags podem reduzir as emissões associadas às embalagens em até 60-70% face a sacos produzidos com filmes plásticos reciclados convencionais, graças à substituição de polímeros de origem fóssil por matérias-primas renováveis, à valorização de resíduos industriais em vez da extração de novos recursos, à produção com menor consumo energético e à reciclabilidade nos fluxos normais de LDPE, favorecendo a circularidade.
Compatível com as infraestruturas de reciclagem existentes, resistente à humidade e ao rasgo, e otimizada para as exigências logísticas do comércio eletrónico, a Lignin Mailing Bag responde às novas normas da Regulamentação Europeia de Embalagens e de iniciativas como o U.S. Plastics Pact, que visam reduzir o uso de plástico virgem e aumentar a reciclabilidade.
Modepack lança Lignin Mailing Bag para embalagens de eCommerce
A Modepack apresentou um produto inovador que poderá redefinir a forma como as empresas encaram as embalagens de envio: o Lignin Mailing Bag.
Procura por suplementos alimentares cresce 22% em Portugal
A procura por suplementos alimentares em Portugal aumentou cerca de 22% em julho de 2025 face ao mesmo mês do ano anterior, segundo dados do KuantoKusta.
Auchan reforça aposta na produção local
A Auchan Retail Portugal revelou que, nos últimos seis anos, investiu 70 milhões de euros em compras diretas a produtores locais.