O Continente Modelo Leça do Balio, em Matosinhos, integra o projeto piloto de loja inclusiva para pessoas singulares, que entre outros aspetos está adaptada a pessoas com espectro autista.

Como projeto piloto de loja inclusiva, o Continente Modelo Leça do Balio está adaptado para que pessoas com incapacidade, nomeadamente no espectro autista, possam fazer as suas compras com autonomia e maior tranquilidade.

A loja disponibiliza abafadores de som de adulto e criança, uma planta sensorial à entrada, sala de conforto, caixas de checkout adaptadas, carrinhos de compras específicos e compra assistida.

"Fazermos parte de um projeto piloto de loja inclusiva é muito importante, pois queremos acolher todas as pessoas e as suas singularidades. A loja Continente Modelo Leça do Balio está a fazer um caminho de inclusão, desde logo porque tem uma equipa diversa, apostámos na formação diferenciadora das nossas pessoas nestas temáticas e começámos a preparar a loja com serviços que permitem que esteja cada vez mais adaptada às necessidades de todos os clientes. É uma jornada que tem muitas dimensões e ainda estamos a começar", afirma Miguel Andrade, Diretor de Operações Continente.

Loja Inclusiva Continente

"O autismo é só uma forma diferente de perceber o mundo, agora falta o mundo perceber o autismo de forma diferente", diz Joe Santos, co-fundador da Vencer Autismo.

Toda a equipa desta loja recebeu ainda formação especializada sobre o espetro do autismo, com o objetivo de garantir um atendimento cada vez mais personalizado e empático.