A Graphic Packaging International acaba de apresentar uma nova gama de embalagens para sushi em cartão, desenvolvida para ajudar operadores do canal alimentar a cumprir a legislação europeia em matéria de embalagens.

A nova linha inclui opções que se enquadram na definição de “isento de plástico”, de acordo com as diretrizes da Diretiva Europeia sobre Plásticos de Uso Único (SUPD), bem como soluções sem laminação plástica ou com menos de 5% de plástico. Todas as versões foram concebidas para serem recicláveis nos fluxos domésticos europeus de resíduos.

“O mercado europeu de sushi está a crescer de forma expressiva. Só na Alemanha, o segmento de sushi pronto a consumir passou de 7% para mais de 30% do mercado de snacks em poucos anos”, refere Philipp Eissner, gestor de desenvolvimento de negócio da Graphic Packaging. “Enquanto o consumo aumenta, cresce também a procura por embalagens mais sustentáveis. Esta nova gama permite aos operadores cumprirem a legislação e, ao mesmo tempo, reforçar a mensagem ambiental das suas marcas.”

A nova gama inclui clamshells, tabuleiros, caixas tipo pagode e caixas convencionais, todas desenhadas para preservar a frescura do produto. As versões com janelas em celulose antiembaciante oferecem visibilidade, enquanto os formatos sem janela também estão disponíveis. Os tabuleiros podem ser fornecidos espalmados ou encaixados, otimizando o espaço de armazenamento em quiosques.

“À medida que os requisitos da PPWD remodelam o panorama das embalagens alimentares na Europa, a nossa capacidade global de inovação garante uma transição suave do plástico para o cartão, assegurando circularidade, funcionalidade e conveniência”, acrescenta Eissner.

A estrutura foi pensada para facilitar o manuseamento e a eficiência operacional, enquanto permite destaque em linear graças à possibilidade de incorporar gráficos de alto impacto.