A Unilever recebeu uma proposta vinculativa do Zwanenberg Food Group para adquirir as marcas Unox e Zwan. Ambas as marcas fizeram parte do portfólio da Unilever por quase um século.
A Unox, marca holandesa, integra o portfólio da Unilever desde 1937, enquanto a Zwan, marca belga, faz parte desde 1928.
A decisão reflete a estratégia da Unilever de reestruturar o seu portfólio de Alimentos concentrando-se em categorias como auxiliares de cozinha, refeições rápidas e condimentos.
No entanto, os produtos de carne e sopas das marcas Unox e Zwan requerem uma cadeia de abastecimento distinta, um modelo de sourcing específico e capacidades tecnológicas e de I&D diferentes, o que torna as marcas menos escaláveis no contexto geral do portfólio de Alimentos da Unilever. Ainda assim, os produtos Noodles e Cup-a-Soup da Unox permanecerão no portfólio da Unilever, dada a sua adequação à categoria de refeições rápidas.
Heiko Schipper, presidente da Unilever Foods, afirmou: “A Unox é uma marca amada e icónica nos Países Baixos, e a decisão de se desfazer dela não foi fácil. A associação da marca com atividades tradicionais de inverno, como o mergulho de Ano Novo em Scheveningen e eventos de patinagem no gelo, juntamente com a sua imagem distinta e premiadas campanhas publicitárias, consolidou o lugar da Unox na cultura holandesa. A Zwan é uma marca querida na Bélgica, associada ao conforto, nostalgia e refeições rápidas, sendo uma presença constante no dia a dia belga. Estou convencido de que, sob a gestão do Zwanenberg Food Group, Unox e Zwan conseguirão adaptar-se rapidamente às tendências e permanecer relevantes num mercado competitivo.”
O acordo inclui a produção de sopas em embalagem pouch na fábrica de Poznan, Polónia. A proposta vinculativa está sujeita às condições habituais de encerramento, exigências regulatórias e processos de consulta. A conclusão do negócio está prevista para 2025. Os termos financeiros da proposta não foram divulgados.