A Izidoro juntou-se ao Manicómio, um espaço artístico que promove a ligação entre arte, saúde mental e direitos humanos, para lançar a campanha ‘Izidoro O Mentalista’.

Durante a campanha, será lançada uma edição limitada de salsichas em frascos com oito designs colecionáveis, disponíveis em supermercados de todo o país. O projeto digital inclui uma landing page com recursos práticos sobre saúde mental e dicas para apoiar pessoas em dificuldade. A campanha também será promovida em mupis, autocarros em Lisboa e Porto, e contará com a participação de influenciadores e embaixadores, além de merchandising exclusivo no site do Manicómio. A coleção ‘Izidoro O Mentalista’ está disponível em frascos de 5 salsichas de aves ou 5 salsichas bockwurst, com rótulos que espelham o ato de olhar para si mesmo, reforçando a importância do autocuidado.

Izidoro Rótulos BOCKWURST AVES Mockups

Segundo o Estudo Epidemiológico Nacional de Saúde Mental da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, estima-se que 1 em cada 4 portugueses enfrentará uma doença mental ao longo da vida. No entanto, a temática continua a ser um tabu na sociedade.

A campanha, desenvolvida pela The Agência, especializada em comunicação disruptiva, utiliza frases como “Fazer terapia é um orgulho” e “O burnout é um sinal para mudares de vida” para promover uma visão positiva e descomplicada da saúde mental, incentivando o diálogo e combatendo preconceitos.

Marco Andrade, diretor de marketing da Izidoro/Grupo Montalva, explicou: “Esta campanha insere-se nos pilares de responsabilidade social e bem-estar que a marca tem vindo a promover de forma consistente ao longo dos últimos anos. Mais do que isso, reflete a identidade e personalidade da Izidoro – uma marca empática, que desafia o status quo e, com os seus produtos, entra diariamente na casa dos portugueses, partilhando os seus desafios. Foi neste contexto que a marca, reconhecendo a saúde mental como uma prioridade, criou, em parceria com a associação Manicómio, a campanha 'Izidoro O Mentalista', para inspirar as pessoas a falarem abertamente sobre saúde e doença mental.”

A brand manager da Izidoro, Inês Silva, também destacou: "Já tínhamos identificado este tema. Por sermos uma marca próxima, recebemos muitos desabafos e pedidos de ajuda dos consumidores, tanto online como por telefone. Ao lançar esta campanha, fomos ao encontro do Manicómio para compreender melhor os desafios da saúde mental. Dessa colaboração, surgiu uma campanha com frases simples e impactantes, que ajudam a desmistificar este tema tão importante. Sendo uma marca democrática, consumida por todos, os frascos funcionam como um elemento de guerrilha, que chega a casa e à mente dos portugueses sem tabus e julgamentos.”

 

Além da sensibilização, a Izidoro fará um donativo ao projeto Consultas sem Paredes, uma iniciativa do Manicómio que oferece consultas de saúde mental em espaços públicos, promovendo a inclusão social e o acesso ao tratamento.

 O Manicómio, criado com base em mais de vinte anos de experiência em hospitais psiquiátricos e no mundo da arte, desenvolve projetos que cruzam criatividade, transformação social e saúde mental. Através de iniciativas como o projeto “Nós os Loucos” e as “Consultas sem Paredes”, o Manicómio promove o acesso a serviços de saúde mental em locais como museus e parques.