A UPM Raflatac lançou uma nova coleção de swatchbooks para materiais de etiqueta de vinhos, bebidas espirituosas, bebidas e produtos premium.

Disponíveis em formatos compacto e de grande escala para o mercado EMEIA, os swatchbooks permitem que conversores, gráficas, marcas e designers avaliem a textura, cor e estética de uma vasta gama de materiais de etiquetas.

Stefano Pistoni, Senior Manager de Business Growth, Wine and Spirits Label Solutions da UPM Raflatac, explica: “Os swatchbooks são ferramentas essenciais para gráficas e designers, oferecendo uma experiência visual e tátil dos materiais de etiquetas. O nosso objetivo era apresentar as soluções de forma funcional e inspiradora para o mercado-alvo.”

RAF Swatchbook6

Os swatchbooks incluem as soluções SmartChoice, que utilizam conteúdos reciclados, materiais renováveis ou otimizados, ajudando os Brand Managers a reduzir o impacto ambiental. As informações detalhadas sobre os produtos estão disponíveis por meio de QR codes incluídos nos swatchbooks. Algumas soluções destacadas são o Carbon Action PP UCO, Filme facial bio-circular certificado ISCC PLUS; o Forest Film,  material plástico para etiquetas do mundo certificado ISCC e à base de fibra; o Ocean Action, solução de etiqueta certificada por combater a poluição por plásticos nos oceanos e o Drops WSA PCR-FSC, papel texturado com 100% de fibras recicladas.

Desenvolvido em colaboração com a agência de design Maba e a Grafical, os swatchbooks apresentam formas que evocam os lagos finlandeses e uma estética inspirada na natureza. Segundo Carles Anadon, Senior Manager de Consumer Label Solutions: “A combinação de inovação, tradição de design e inspiração na natureza é evidente em todos os aspectos dos novos swatchbooks.”

Os novos swatchbooks serão apresentados oficialmente na Packaging Première, parte da Paris Packaging Week 2025, nos dias 28 e 29 de janeiro, no stand B22.