A GSE Dispensing lançou um módulo de software para rastrear e rotular produtos químicos perigosos em ingredientes de tinta de cores especiais, para promover um ambiente de trabalho mais seguro para conversores de etiquetas e embalagens.

O software de impressão de símbolos de perigo GSE resolve o problema de rastrear e comunicar a presença ocasional de produtos químicos perigosos em cores de marcas especiais que são feitas pela mistura de "componentes básicos" de tintas, vernizes e aditivos.

Quando um componente básico contém produtos químicos perigosos, eles são rotulados na embalagem do fornecedor. No entanto, essas informações podem ser perdidas quando os componentes são dosados para novas formulações, ou retornados da impressora para eventual reutilização.

GSE Hazard symbol printing

GSE Hazard symbol printing (a impressão do símbolo de perigo) permite que o utilizador atribua até cinco símbolos – denotando riscos físicos, de saúde e ambientais – aos componentes básicos listados no banco de dados de inventário. O software garante que os símbolos atribuídos sejam impressos na etiqueta para qualquer mistura de tinta contendo componentes base perigosos.

Nenhuma entrada duplicada é necessária durante toda a vida útil da tinta: as informações de aviso de perigo permanecem registradas automaticamente com qualquer lote de tinta de retorno, quando repostas no stock após uma ordem de produção. As informações de perigo também são transferidas para novas misturas de cores para as quais o lote devolvido é usado.

Maarten Hummelen, diretor de marketing da GSE, comenta: “Na impressão de embalagens, um protocolo padronizado para manuseio de materiais potencialmente perigosos é essencial para um ambiente de trabalho mais seguro. Com o software de impressão de símbolos de perigo, oferecemos aos nossos clientes uma solução automatizada e confiável para trabalhar com segurança com tintas perigosas, durante toda a vida útil no local de trabalho - de acordo com os códigos de práticas trabalhistas reconhecidos globalmente.

A impressão de símbolos de perigo GSE é ideal para impressoras de flexografia, rotogravura e processo de serigrafia e é compatível com a versão mais recente do software de gestão de tinta da GSE. Os símbolos que podem ser impressos, definidos no Documento de Orientação para apoiar a implementação do Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS), incluem aqueles para:

  1. substância inflamável
  2. substância corrosiva
  3. substância irritante
  • substância tóxica
  1. substância ambientalmente perigosa.

Juntamente com seus fornecedores, a GSE adotou o Código Base ETI que se baseia nas normas da Organização Internacional do Trabalho (OIT)2. Oferece o potencial de reduzir a exposição a fatores de risco ocupacional e oferece maior garantia de conformidade com os códigos de prática de segurança da OIT.