A Nordic Paper entrou num acordo de dois anos com o Centre Technique du Papier, CTP, em França. O objetivo é melhorar as propriedades barreira dos papéis à prova de gordura usados em diferentes aplicações alimentares, sem a adição de fluoroquímicos, chamados PFAS.
As propriedades barreira são características importantes para estas gramagens de papel, de modo que a gordura do alimento embalado não passe pelo papel. O projeto de cooperação iniciado com o CTP centra-se na exploração e desenvolvimento de barreiras naturais melhoradas sem adição de fluoroquímicos.
"Os nossos papéis estão equipados com barreiras boas e naturais para muitas áreas de aplicação, mas estamos ansiosos para ultrapassar os limites e aumentar ainda mais a resistência à gordura", diz Henrik Kjellgren, gestor de produto para a gama Natural Greaseproof. "Um exemplo de uma aplicação que estamos a analisar são os tabuleiros de alimentos para lasanha congelada, onde a embalagem requer propriedades barreira muito boas, uma vez que os alimentos e as suas embalagens são expostos ao aquecimento", explica Henrik Kjellgren.
O CTP é um instituto de investigação com uma competência específica no tratamento de superfícies de fibra e em propriedades de barreira. A ambição é expandir o mercado de papel à prova de gordura para que os clientes da Nordic Paper possam produzir soluções de embalagem para alimentos que são atualmente embalados em soluções de plástico ou à base de alumínio.