A Siegwerk, um dos principais fornecedores globais de tintas e vernizes de impressão para embalagens e rótulos, vai apresentar as suas mais recentes inovações na Labelexpo Europe 2025, que decorre de 16 a 19 de setembro, em Barcelona.
No stand 3G77, estão as novas gerações de tintas SICURA Nutriflex 10 (UV flexo) e SICURA Nutriflex LEDTec (sistema dual cure, compatível com lâmpadas LED ou mercúrio UV), ambas em conformidade com a German Ink Ordinance (GIO), que entra em vigor a 1 de janeiro de 2026.
Esta legislação, mais abrangente e restritiva do que as atuais normas, reforça a proteção da saúde dos consumidores. A Siegwerk apresentará ainda a SICURA Flex Dual Cure, destinada a aplicações não alimentares e também a embalagens alimentares em que as condições de processamento impeçam o risco de migração.
“Os destaques incluem as nossas mais recentes séries de tintas low-migration para rótulos, sleeves, tampas de alumínio, folhas metálicas e impressão em tubos de plástico, bem como soluções inkjet de referência para aplicações sensíveis e impressão direta em objetos. Vamos também apresentar novos vernizes de sobreimpressão para acabamento e embelezamento de etiquetas digitais”, adiantou Guido Lander, Vice-Presidente Narrow Web EMEA da Siegwerk. “Na Siegwerk defendemos soluções personalizadas que combinam responsabilidade ecológica com máximo desempenho, e é isso que voltamos a demonstrar nesta edição da Labelexpo.”
“Com as nossas mais recentes tintas dual cure para aplicações alimentares e não alimentares, estamos a facilitar a transição para processos mais ecológicos, sem comprometer o desempenho, e a preparar já os clientes para as novas regulamentações, como a GIO”, explicou Marc Larvor, Head of Technology Narrow Web EMEA da Siegwerk.
A empresa, que há décadas desenvolve soluções UV e LED UV-curing, sublinha que estas tecnologias permitem poupanças energéticas até 50%, tornando-se uma alternativa cada vez mais atrativa, sobretudo perante os custos de energia elevados e voláteis.
“O nosso modelo exclusivo para OEM baseia-se numa verdadeira parceria, com desenvolvimento técnico profundo para que a nossa química desbloqueie todo o potencial dos equipamentos dos nossos parceiros”, afirmou Matthieu Carni, diretor da Unidade de Negócio Inkjet da Siegwerk.
A Siegwerk vai também dar destaque ao seu portefólio de tintas inkjet curáveis por UV, desenvolvidas em exclusivo para fabricantes de equipamentos originais (OEM). Totalmente livres de substâncias cancerígenas, mutagénicas ou tóxicas para a reprodução (CMR-free), estas tintas foram otimizadas para sistemas LED de alta eficiência energética, oferecendo ampla gama cromática e cores especiais desenvolvidas à medida de requisitos de marca.
Entre as séries em evidência estarão a SICURA Jet, de alto desempenho para etiquetas, blisters de alumínio e impressão direta em objetos, e a SICURA NutriJet, tinta low-migration para aplicações em embalagens alimentares, farmacêuticas e de higiene.