Durante o verão de 2025, a Academia Ponto Verde levou a reciclagem a banhos com uma iniciativa educativa e lúdica que percorreu 29 praias e piscinas municipais de norte a sul do país.
Entre 23 de junho e 1 de agosto, cerca de 5.000 crianças participaram nas atividades promovidas pela Sociedade Ponto Verde (SPV), reforçando o compromisso com a literacia ambiental e a promoção da reciclagem de embalagens.
As manhãs de férias foram preenchidas com dois momentos principais: o jogo de tabuleiro gigante “Recicla Mania”, que desafia os conhecimentos dos mais pequenos sobre a separação de resíduos, e a “Hora do Conto”, com um livro de grandes dimensões que estimula a imaginação e ensina, de forma divertida, como utilizar corretamente os ecopontos verde, amarelo e azul.
Ricardo Sacoto Lagoa, Diretor de Marketing, Sensibilização e Comunicação da SPV, destaca: “ter cerca de cinco mil crianças a participar no roadshow de verão da Academia Ponto Verde é um sinal claro do impacto desta ação junto dos mais pequenos e deixa-nos muito satisfeitos. Estrearmos a Academia nos Açores e na Madeira foi também um passo importante para ampliar o alcance da nossa missão: sensibilizar para a reciclagem de embalagens, um tema que diz respeito a todos.”
O responsável reforça ainda: “estar próximo das crianças, em contexto escolar ou de lazer, é essencial para transmitirmos mensagens práticas e duradouras, que sejam depois levadas para casa e partilhadas com as suas famílias e amigos. Este envolvimento contribui para o País atingir as metas nacionais de reciclagem, um objetivo que é coletivo e que começa com pequenos gestos do dia a dia.”
Esta edição contou com o apoio institucional da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Direção-Geral das Atividades Económicas (DGAE), Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática do Governo dos Açores e Direção Regional do Ambiente e Mar da Madeira (DRAM).