A Água de Luso lançou o Ecopack de Natal, uma edição especial, disponível em três padrões inspirados na época festiva, que visa permitir a reutilização da embalagem de cartão como embrulho de Natal.

A iniciativa inclui também uma vertente de impacto ambiental direto. Através da Fundação Luso, e em parceria com a Fundação Mata do Bussaco, a marca compromete-se a plantar uma árvore na Serra do Bussaco por cada Ecopack reutilizado como embrulho, mediante registo por parte dos consumidores.

Após o consumo dos 10 litros de água contidos no Ecopack de Natal, os consumidores devem retirar o saco interior e reutilizar a embalagem exterior em cartão como embrulho. O processo de validação é feito através do envio de uma fotografia para a conta de Instagram @aguadeluso, por mensagem direta. Cada registo recebido corresponde à plantação de uma árvore. A marca convida ainda à partilha da iniciativa nas redes sociais, através da hashtag #LusoEcopackNatal.

Rita Torres, responsável de Marketing da Água de Luso, diz que esta edição especial surge no seguimento do posicionamento da marca em matéria de sustentabilidade. “Somos parte das famílias portuguesas há muitas gerações e, neste Natal, quisemos celebrar os gestos de cuidado através do nosso formato familiar, o Ecopack, que só por si já é uma solução de menor impacto ambiental, pois apresenta uma redução de 59% de plástico por litro quando comparado com um garrafão de 5,4 litros”, explica.

A responsável acrescenta ainda : “ao lançarmos esta edição especial, queremos não só estar à mesa dos consumidores durante a quadra festiva, como junto da árvore de Natal, uma vez que a embalagem foi pensada para ser reutilizada como embrulho para um presente”. O Ecopack de Natal está disponível nas principais cadeias de retalho em Portugal.

O período do Natal é tradicionalmente associado a um aumento significativo da produção de resíduos, em particular de papel de embrulho. Estima-se que, nesta altura do ano, sejam desperdiçados cerca de 12 milhões de rolos de papel de embrulho, o que corresponde ao abate anual de aproximadamente 3 milhões de árvores. Estes dados sublinham a relevância de soluções que promovam a reutilização de materiais, sobretudo em épocas de maior consumo.