A Sociedade Ponto Verde (SPV) reforça o compromisso com a literacia ambiental ao estabelecer uma parceria com a Fundação Pão de Açúcar-Auchan.
Através da Academia Ponto Verde Mini, a iniciativa direcionada para alunos do pré-escolar, a SPV promove a sensibilização para a correta separação e deposição de embalagens nos ecopontos.
Jorge Filipe, Co-Fundador da Fundação Pão de Açúcar-Auchan, destaca que os Colégios Rik&Rok seguem o modelo pedagógico High Scope, que desenvolve competências como criatividade, autonomia e cooperação. Sobre a ação de reciclagem, afirma: "Acreditamos que estas iniciativas sensibilizam as novas gerações e ajudam a normalizar hábitos sustentáveis, promovendo a reciclagem e a economia circular. Agradecemos à SPV pela adaptação desta ação ao pré-escolar."
Já Ricardo Sacoto Lagoa, Coordenador de Marketing e Comunicação da Sociedade Ponto Verde, salienta: "Esta parceria surge da vontade conjunta de formar cidadãos mais ativos e responsáveis. Acreditamos que ensinar as crianças a reciclar desde cedo facilita a adoção desse hábito ao longo da vida."
As primeiras sessões decorrem no Colégio Rik&Rok (Alfragide), envolvendo crianças dos 3 aos 6 anos. A iniciativa integra a Academia Ponto Verde, que já leva o tema da reciclagem a escolas dos 2.º e 3.º ciclos, e agora expande a sua ação aos mais novos.
As atividades incluem a História interativa “Uma Embalagem na Mão”; o Jogo de tabuleiro gigante “Recicla Mania”, onde as crianças atuam como peões e respondem a questões sobre reciclagem e o Desafio de separação de resíduos, com deposição de embalagens nos ecopontos verde, azul e amarelo.