A consultora OnStrategy apresentou as conclusões do mais recente estudo de reputação de marcas em Portugal, relativo ao desempenho consolidado de 2024.
Entre os primeiros lugares figuram a Delta (84,2), a Nestlé (83,7) e a Olá (83,4).
O ranking inclui mais de 20 marcas de diferentes setores, avaliadas pela sua relevância, consideração, confiança, admiração, intenção de compra, preferência, recomendação e defesa junto dos consumidores. Também se destacam Nestum (83,3), Compal (82,5) e Água das Pedras (81,9). A lista de marcas acima de 80 pontos integra ainda, entre outras, Colgate (81,1), L’Oréal (80,9), Gillette (80,8), Gresso (80,8), Terra Nostra (80,8), Dodot (80,7) e Gallo (80,5).
Os resultados, obtidos de acordo com as normas ISO20671 (avaliação de estratégia e força de marca) e ISO10668 (avaliação financeira), destacam as marcas que ultrapassaram 80 pontos numa escala de 0 a 100, classificadas como “Marcas de Excelência”.
De acordo com a OnStrategy, o estudo RepScore™ é realizado desde 2009 e inclui a análise contínua de mais de 2000 marcas associadas a mais de 70 setores de atividade, com dados recolhidos ao longo das 52 semanas do ano. As entrevistas abrangem mais de 50.000 cidadãos, representando a distribuição geográfica, o género, a idade, o grau de formação e as classes sociais em Portugal, bem como mais de 8.000 responsáveis de topo (“C-Levels”) de empresas de diferentes dimensões e 900 jornalistas.
A abordagem combina uma componente qualitativa – que analisa o posicionamento, atributos e valores associados às marcas – com uma componente quantitativa, que mede a notoriedade e as dimensões emocional e racional da reputação, além dos comportamentos consequentes (intenção de compra, defesa das marcas perante crises, intenção de trabalhar com/para e intenção de investir).
A OnStrategy recorda que faz parte de um grupo de consultoras com certificação global nas normas ISO10668 e ISO20671.