fbpx

A Friends of Glass revelou os resultados de um novo estudo que mostra que os produtos embalados em vidro registaram um aumento na ordem dos 28% nos últimos três anos.

A nível europeu, o vidro registou um aumento de consumo nos últimos três anos (8%), enquanto outras tipologias de embalagem, como o bag-in-box, o metal e o plástico registam reduções de consumo entre os 24% e 41%. Conclui ainda que 8 em cada 10 consumidores Europeus veem o vidro como o material que mais contribui para uma vida e um planeta mais saudáveis. 

São 65% os Portugueses que consideram que o vidro é o material de embalagem com o processo de reciclagem mais eficaz, o que causa menos abandono de embalagens usadas no ambiente, o que causa menos littering (47%), e aquele que provoca menos resíduos (45%). O vidro é ainda referido como a melhor opção de embalagem para a saúde, por 26% dos Portugueses.  Em relação às categorias de produtos que gostariam de encontrar mais em embalagens de vidro nas prateleiras, 69% dos Portugueses referem os produtos lácteos, 55% os molhos e 46% as bebidas não alcoólicas.

Por outro lado, 48% dos Portugueses assumem que consumiriam mais produtos embalados em vidro se estes fossem mais baratos. Entre as razões que mais limitam o consumo de produtos embalados em vidro, junto dos Portugueses destacam-se ainda a menor conveniência (36%) e a disponibilidade de produtos embalados neste material (35%). Ainda assim, 84% dos consumidores nacionais assumem que recomendariam produtos embalados em vidro aos amigos, sendo que Portugal é o país Europeu que mais associa as embalagens de vidro à prevenção dos efeitos das alterações climáticas (52%), a uma menor transferência de produtos químicos nocivos para os alimentos (40%) e a uma menor perda de qualidade dos alimentos e bebidas (39%). 

Embalagens vidro Friends of glass

Comportamentos de Reciclagem

 

Em linha com a média Europeia (83%), 82% dos Portugueses dizem reciclar vidro muito frequentemente, sendo que Portugal é um dos países Europeus que mais valoriza a reciclagem destas embalagens como o contributo para um planeta mais sustentável (91%).

Os Portugueses são também o povo Europeu que mais assume ter sido influenciado por campanhas de reciclagem nos últimos 3 anos (61%), que se preocupa em ensinar boas práticas de reciclagem aos filhos (89%) e que acredita que as embalagens de vidro são efetivamente recicladas (84%). Por outro lado, 80% dos portugueses que assumem não reciclar vidro, dizem que não o fazem por não ter um espaço conveniente perto de casa para o efeito.

Quando questionados sobre a sua adesão a um sistema de Depósito e Reembolso, 6 em cada 10 Portugueses respondem favoravelmente, mas ao responder se estariam dispostos a pagar um depósito em cima do preço dos produtos embalados em vidro, este número baixa para 4 em cada 10 consumidores. 53% dos inquiridos prefere a utilização dos ecopontos para a reciclagem do vidro, contra 34% que preferem um sistema de Depósito e Reembolso.

Sobre as conclusões deste novo estudo, Adeline Farrelly, Secretária-Geral da FEVE refere: “À medida que se celebra o Ano Internacional do Vidro, e que os decisores políticos se concentram nas novas metas de redução de resíduos, estas conclusões provam que os consumidores reconhecem cada vez mais o vidro como um material de embalagem quotidiano, saudável e reciclável - um material que já provou ser capaz de cumprir os compromissos assumidos para com um mundo mais saudável.

Como indústria, procuramos constantemente novas formas de inovar para garantir que o vidro continua a ser um material sustentável, no qual podemos confiar para proteger a nossa saúde e a do planeta. Estamos muito orgulhosos por ver os consumidores reconhecerem essas qualidades e posicionarem o vidro como o material de embalagem do futuro. É agora o momento das nossos marcas favoritas também aceitarem este desafio."

A indústria do vidro de embalagem tem feito uma aposta forte na descarbonização do seu processo produtivo, aliada à oferta de embalagens mais leves e sempre 100% recicláveis, para responder à procura dos seus clientes e dos consumidores, por opções de embalagem mais sustentáveis.

O estudo foi realizado junto de mais de 4000 consumidores em 13 países europeus, promovido pela European Container Glass Federation (FEVE) para a plataforma de consumo Friends of Glass