A Luís Simões iniciou a eletrificação da sua operação de transporte com a incorporação do seu primeiro camião totalmente elétrico, o modelo MAN eTGX.
O veículo, com autonomia até 500 quilómetros, ficará afeto a operações diárias de transporte em semirreboque entre as regiões do Porto e de Lisboa.
Fernanda Simões, Administradora da Área de Transportes da empresa, destaca que a mobilidade sustentável é um eixo estratégico para o grupo. “A rede logística é um pilar fundamental para o mercado ibérico e global, e é essencial que as empresas que fazem parte deste tecido, como é o nosso caso, apostem em soluções mais sustentáveis que contribuam para um futuro melhor. Orgulha-nos poder anunciar esta incorporação na nossa frota, pois representa um passo chave para alcançarmos os nossos objetivos de descarbonização e circularidade.”
A introdução deste equipamento ocorre em paralelo com o reforço da infraestrutura elétrica da empresa. Em parceria com a REMO, foram instalados carregadores de 300 kW nos Centros de Operações Logísticas do Carregado e de Vila Nova de Gaia. Trata-se de uma solução desenvolvida para responder às necessidades específicas de frotas de pesados elétricos, permitindo carregamentos mais rápidos e melhor disponibilidade operacional.
O camião elétrico agora integrado na frota incorpora sistemas digitais avançados, incluindo conectividade através da plataforma RIO, que permite monitorização e suporte à gestão das operações. Segundo Tiago García, Diretor de Transportes Portugal da Luís Simões, “este veículo representa um avanço significativo na electrificação do transporte de mercadorias, um segmento que tradicionalmente tem apresentado grandes desafios em termos de autonomia e otimização energética. Esta solução permite que as rotas sejam feitas de forma mais limpa e eficaz, alinhando-se com a nossa visão estratégica, da qual a descarbonização é um dos grandes pilares.”
A REMO, responsável pelo projeto dos novos carregadores, sublinha que a resposta foi adaptada às exigências da operação. “Este projeto demonstra claramente a capacidade da REMO de desenvolver soluções completas para frotas pesadas eletrificadas, garantindo disponibilidade e fiabilidade no carregamento rápido de alta potência, bem como a disponibilização de dados avançados de apoio à decisão”, afirmou Luís Castanheira, CEO da REMO Powered by Mota-Engil.

A empresa tem vindo a reforçar a sua infraestrutura energética, que já incluía pontos de carregamento e sistemas fotovoltaicos para autoconsumo. Em paralelo, está a proceder à renovação gradual da frota ligeira utilizada pelos colaboradores: atualmente, 30% dos veículos são elétricos ou híbridos plug-in, sendo objetivo alcançar os 50% até 2030.
A empresa reconhece que a eletrificação do transporte de mercadorias continua a enfrentar desafios técnicos e operacionais, sobretudo no que respeita à autonomia e aos custos associados. Contudo, reforça que irá manter o investimento em soluções tecnológicas que contribuam para a redução de emissões e para uma cadeia de abastecimento mais eficiente.