A Logista Parcel e a Logista Freight estão a garantir o transporte do mais recente veículo desenvolvido pela Hyperloop UPV, apoiando a sua participação em feiras tecnológicas de referência em Espanha e nos Países Baixos.

A Hyperloop UPV, projeto desenvolvido por uma equipa de engenheiros da Universidade Politécnica de Valência (UPV), tem vindo a acelerar o seu percurso rumo ao futuro da mobilidade com o apoio estratégico da Logista. A empresa, através das suas divisões Parcel e Freight, assegurou recentemente o transporte do protótipo criado pela equipa espanhola, permitindo a sua presença em eventos de grande relevo em Barcelona.

Em julho, o projeto ruma a Groningen, nos Países Baixos, para participar na European Hyperloop Week (EHW), onde será apresentado um novo veículo com inovações tecnológicas relevantes.

Com o apoio da Logista, será transportado um protótipo maior e tecnicamente mais evoluído, que traduz o compromisso comum com um transporte mais eficiente, rápido e sustentável.

Na próxima semana, o novo veículo será revelado durante a “Premiere”, um evento reservado a patrocinadores, no qual a Logista volta a ter um papel central ao assegurar o transporte do protótipo. A apresentação ao público acontecerá mais tarde, na Universidade Politécnica de Valência.

Em abril, a equipa levou o veículo até Barcelona para marcar presença nas feiras Advanced Factories e Advanced Machine Tools, duas das mais importantes do setor industrial e tecnológico.

Juan José Guajardo-Fajardo, Diretor de Recursos Humanos, Marketing e Comunicação da Logista, sublinha: “A Logista orgulha-se de continuar a acompanhar a equipa da Hyperloop UPV no seu caminho para a inovação. Estamos entusiasmados por ver como a Hyperloop UPV cresce todos os anos graças à fantástica equipa de jovens engenheiros que compõem o projeto e ao apoio da Logista. O seu compromisso com um transporte mais eficiente e sustentável está em plena sintonia com a nossa visão de futuro.”

O novo veículo incorpora desenvolvimentos como a travagem regenerativa — que permite recuperar energia durante a desaceleração — e carregadores integrados, que eliminam a necessidade de retirar as baterias, tornando o sistema mais funcional e escalável.

O protótipo inclui ainda um motor elétrico DLIM, desenvolvido internamente, capaz de atingir uma aceleração de 7,26 m/s² e velocidades até 120 km/h com apenas 250 kg de peso — uma performance comparável à de um automóvel desportivo.

Foram também realizados testes de pista para validar o sistema de alimentação com supercondensadores, o desempenho das placas de controlo (PCB) e a eficácia dos sensores. Os primeiros resultados foram promissores e a equipa encontra-se agora na fase de testes dinâmicos com o motor em funcionamento.

O conceito Hyperloop, frequentemente apelidado de “quinto modo de transporte”, combina a velocidade de um avião (cerca de 1.000 km/h) com o conforto e frequência de um comboio, ao utilizar cápsulas que se deslocam em tubos de baixa pressão com levitação magnética, minimizando o atrito.

A Logista opera em sete países e serve regularmente cerca de 200.000 pontos de venda, oferecendo soluções logísticas eficientes para uma vasta gama de produtos: de conveniência, farmacêuticos, livros, tabaco, publicações, recargas eletrónicas, até lotarias.