A DHL eCommerce e a CTT Expresso estabeleceram uma parceria estratégica que visa impulsionar o mercado de comércio eletrónico e distribuição de encomendas em Portugal e Espanha.
A colaboração permitirá a criação de uma rede de recolha e entrega na Península Ibérica, com uma capacidade conjunta de processamento de mais de 1 milhão de envios diários, cobrindo tanto os segmentos B2B como B2C.
Como parte do acordo, a DHL eCommerce adquiriu uma participação de 25% na CTT Expresso Portugal, enquanto o negócio da DHL eCommerce em Portugal será transferido integralmente para a CTT Expresso. Em contrapartida, o Grupo CTT adquirirá 25% da DHL eCommerce Espanha, com ambas as empresas a terem a opção de aumentar as suas participações mútuas até 49% no futuro.
O acordo visa responder ao crescimento acelerado do comércio eletrónico em Portugal e Espanha, que juntas representam o 4.º maior mercado de e-commerce da Europa. A parceria criará uma rede para o processamento e entrega de encomendas de última milha, garantindo maior conveniência e fiabilidade para os clientes, dizem.
João Bento, CEO dos CTT - Correios de Portugal e Pablo Ciano, CEO da DHL eCommerce
Em Portugal, a CTT Expresso será responsável pelo processamento e distribuição dos volumes de encomendas da DHL eCommerce, enquanto em Espanha a DHL eCommerce concentrar-se-á no segmento B2B e a CTT Express, subsidiária dos CTT, assumirá a operação no segmento B2C.
"Estamos a lançar as bases para um acesso inigualável ao mercado e uma expansão europeia para os nossos clientes. O comércio eletrónico na Ibéria terá um crescimento significativo nos próximos anos. A nossa colaboração cria uma rede de alto desempenho, aumentando a qualidade e a fiabilidade dos serviços para os segmentos B2B e B2C, com o objetivo de alcançar 1 mil milhão de euros de receitas nas operações conjuntas", afirma Pablo Ciano, CEO da DHL eCommerce.
Para João Bento, CEO dos CTT, esta parceria representa um marco importante: “CTT e DHL eCommerce partilham valores comuns, ambos sendo protagonistas de longa data no setor de encomendas e logística. Ao unirmos forças, criamos valor real para os nossos clientes e tornamo-nos no parceiro ideal para o comércio eletrónico em crescimento. Esta colaboração acelera o nosso crescimento e reforça a nossa posição como o operador logístico de e-commerce com maior expansão na Ibéria”.
A nova rede conjunta contará com 20.000 pontos de serviço (PUDOs), 22 hubs, 257 armazéns em Portugal e Espanha, e mais de 1.000 cacifos automáticos da marca Locky. A DHL eCommerce, por sua vez, traz a sua rede em Espanha, que inclui 3.000 pontos de serviço, sete hubs e 73 armazéns.
Está ainda prevista a expansão da rede conjunta com a instalação de 10.000 novos cacifos automáticos ao longo dos próximos anos. Além disso, a colaboração beneficiará da rede europeia da DHL eCommerce e da sua experiência em envios transfronteiriços, oferecendo soluções otimizadas não apenas para empresas de comércio eletrónico domésticas, mas também internacionais.
A parceria irá operar sob marcas independentes: "CTT Express, a partnership with DHL" para o segmento B2C e "DHL, a partnership with CTT Express" para o segmento B2B.
A conclusão do acordo está sujeita à aprovação das autoridades reguladoras competentes, e a transação só será finalizada após a obtenção das devidas autorizações no âmbito das regras de controlo de fusões.