O DPD Fresh é um serviço de entrega de produtos frescos em temperatura controlada que chega agora a Portugal, após a implementação em países como Espanha, França, Bélgica, Luxemburgo, Itália e Lituânia.
O serviço assegura a entrega de produtos frescos na manhã do dia seguinte à expedição da encomenda, em todo o território continental. Trata-se de soluções logísticas especializadas que o grupo Geopost já implementou em vários países (Chronofresh em França, SEUR Frio em Espanha e DPD Fresh em Itália, Benelux e Lituânia) com uma faturação consolidada de 90 m€ em 2022 e um forte crescimento anual de 41%.
A DPD Portugal investiu no reforço da sua infraestrutura, que conta agora com soluções profissionais para garantir a cadeia de frio desde a recolha até a entrega da encomenda, passando pelos seus linehauls e nas suas plataformas logísticas, todas equipadas de câmaras frigoríficas. O DPD Fresh assegura igualmente o controlo da temperatura dos produtos transportados ao longo da cadeia no intervalo de 0º a 4º de forma a conservar a sua qualidade e propriedades.
O serviço contempla o registo da temperatura no momento da entrega e disponibiliza a mesma na prova de entrega, através dos equipamentos dos Condutores da DPD.
Olivier Establet, CEO da DPD Portugal, mostra-se satisfeito com esta novidade da empresa: « Estamos expectantes de que esta oferta será bem recebida pelo mercado, uma vez que tanto as marcas como os consumidores estão cada vez mais sensibilizados para a escolha de produtos alimentares mais saudáveis (em especial produtos biológicos e locais), assim como para o impacto que as suas escolhas alimentares têm no meio ambiente. É nossa convicção que o lançamento do DPD Fresh para os produtos frescos só é comparável ao que aconteceu há 30 anos com o transporte expresso de encomendas não alimentares, que veio trazer um nível de serviço diferenciado com o das soluções disponíveis, que se limitavam na altura à frota própria ou a uma transportadora mais tradicional com prazos de entrega mais dilatados.»
O serviço vem dar resposta à crescente procura dos consumidores por entregas de produtos alimentares ao domicílio e melhorar as necessidades dos produtores, armazenistas e retalhistas deste tipo de produtos (canal Horeca e lojas especializadas).
Segundo uma análise anual realizada pela DPD, atualmente 71% dos e-shoppers compram alimentos quentes e frios prontos para comer, e 46% compram refeições prontas para serem cozinhadas. A juntar a isto, está ainda uma evolução dos hábitos dos portugueses que optam por consumir produtos de origem local, saudáveis, dietéticos, veganos ou orgânicos.
O DPD Fresh foi pensado para apoiar os produtores e distribuidores a comercializarem os seus produtos, mas também para garantir a entrega dos alimentos mais frescos aos Portugueses. Como tal, a nova opção de entrega da transportadora poderá ser útil para negócios, como mercearias ou restaurantes, mas igualmente para o consumidor final, podendo encomendar produtos frescos e tê-los à sua porta na manhã seguinte, 6 dias da semana.
Com o DPD Fresh, a DPD ambiciona tornar-se líder no transporte de encomendas em temperatura controlada.